Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da SilvaAFP
Por Leandro Mazzini
Nenhuma região do Brasil tem tantos candidatos a vice-presidente para Lula da Silva como o Nordeste. A lista é encabeçada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e conta também com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e agora aparece o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Rui Costa, da Bahia – o maior colégio eleitoral da região – que deixa o Palácio de Ondina, é vez ou outra citado pelo núcleo próximo do ex-presidente.
Lula lá...
A despeito de o STF agendar para quinta-feira o pedido de impugnação da anulação das condenações de Lula da Silva, ele segue dando entrevistas à mídia estrangeira.
Publicidade
...na Itália
Ao Telegioarnale 2 da RAI TV, o mais assistido da Itália, sexta à noite, Lula diz que o Brasil vai chegar a 5 mil mortes/dia por vítimas da covid-19 e que o presidente Jair Bolsonaro não acreditava em vacinas.
Mas quem?
O PT soltou nova nota alegando que o ministro Edson Fachin sofre pressão de setores contra sua decisão monocrática pró-Lula. Faltou dizer quem. Isso é muito sério.
Publicidade
Bom senso
O presidenciável Ciro Gomes tem conversado frequentemente com a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, do mesmo partido PDT, e dito que não pretende se envolver na política da capital nem na possível coligação PT-PSB para as eleições de 2022. Se já tem um palanque na capital, não precisa criar confusão, sua prioridade diária.
Múcio na pista
Quem anda calado, mas não parado, é o ex-deputado e ex-presidente do TCU José Múcio Monteiro. Quando encerrou mandato na Câmara, ele fez um sobrinho deputado federal, com seu espólio eleitoral. E agora tem sido procurado por muitos partidos que lhe oferecem a legenda para disputar o Governo de Pernambuco.
Publicidade
Malta, o retorno
Roberto Jefferson convidou o ex-senador Magno Malta para ser candidato pelo PTB da Bahia ao governo. Malta, com título no ES, vai tentar novamente o Senado.
Quatro rodas
Muitos turistas de Porto Seguro e Arraial D’Ajuda estranharam neste verão a PM circulando com um Ford Fusion e uma Mercedes novos caracterizados de patrulha. Foi pedido do comando e decisão do juiz após sequestro de bens de traficantes locais.
Publicidade
Triste fim
A secular Rua do Imperador, no Centro antigo do Recife, virou um lixão a céu aberto ocupado por entulhos e moradores sem-teto. Até a fachada do Museu Franciscano de Arte Sacra foi tomada, bloqueando sua entrada. Estão livres os Palácio de Justiça e o do Governo, que fazem divisa com a centenária via antes ocupada por turistas. A responsabilidade pela fiscalização é da prefeitura. Confira o vídeo nas nossas redes.
OAB & política
As três principais seccionais da OAB devem ter eleições politizadas neste ano. Em São Paulo, o grupo de advogados “Prerrô”, ligado ao PT e crítico da Operação Lava Jato, vai lançar Dora Cavalcanti. Ela deve enfrentar um candidato de direita, apoiado pelo ex-presidente Marcos da Costa. O atual presidente, Caio Augusto, visto como distante das ideologias, tentará reeleição.
Publicidade
No Rio
No Rio, a polarização será entre o atual presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, que apoia a reeleição de Luciano Bandeira, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, que tem se movimentado para fortalecer a candidatura de Luciano Viveiros.
Em Brasília
No Distrito Federal o atual presidente da secional, Délio Lins e Silva, já confidenciou a amigos que é candidato à reeleição, mas pode ter dois concorrentes: os advogados Evandro Parente, filho do ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, e Everardo Gueiros, ex-secretário de Cidadania do governo Ibaneis, ex-presidente da OAB local.

Esplanadeira
# Julian Tonioli e Rogério Vargas, sócios da Auddas, falam sobre "Modelos de remuneração: Variável, Vestinhg e Partnership", dia 17, no Youtube. # Parceria da Mobills com Gympass aponta que 70% dos novos usuários melhoraram seu controle financeiro após três meses de uso. # SBOC organiza exposição sobre câncer na estação paulista do metrô. # Luísa Nogueira lança "Balbúrdias na Quarentena", que discute
descaso sobre riscos de transmissão do Covid-19 em 2021.