A força do artesanato no estado do Rio

Na próxima quarta-feira (19), celebramos o Dia do Artesão. Uma feira no Rio vai reunir o que o estado do Rio de Janeiro tem de melhor a oferecer.

Conecta RJ

Mauro Silva
O artesanato é uma potente força econômica, que fortalece empreendedores e trabalhadores autônomos César Ferreira

Sempre tive uma profunda admiração por quem utiliza as habilidades manuais para transformar matéria-prima em arte. Adoro visitar feiras de artesanato, apreciando cada peça que é feita por mãos habilidosas. Em Campos, por exemplo, temos o crochê e o bordado, a goiabada e o chuvisco, a cerâmica, as esculturas de palha de cana, os brinquedos de madeira... Fica difícil escolher o produto mais bonito – ou saboroso.
Mas, sem dúvida, o mais bonito é ver como tantas pessoas garantem o sustento de suas famílias através dessa atividade milenar - uma das profissões mais antigas do mundo. O artesanato é uma potente força criativa e econômica, que fortalece pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. Merece, e precisa, receber todo o apoio do poder público, com formalização, qualificação e disponibilidade de espaços para comercialização.
Na próxima quarta-feira, 19 de março, celebramos o Dia Nacional do Artesão. A data foi escolhida por ser o Dia de São José, pai de Jesus, santo reconhecido como padroeiro dos profissionais do artesanato, por seu ofício como carpinteiro. A celebração é uma justa homenagem a essa importante categoria profissional.
Na cidade do Rio de Janeiro, a data não vai passar em branco. Artesãos de todo o estado participarão de uma grande feira na Praça Edson Cortes, no bairro da Glória. Será uma rara oportunidade de a população conhecer as muitas belezas produzidas pelos profissionais dos municípios fluminenses, num grande evento cultural promovido pela Secretaria de Estado de Turismo. A feira seguirá até domingo, dia 23. Vale a pena conferir.
Em um cenário onde a busca por alternativas econômicas sustentáveis cresce cada vez mais, o artesanato se firma como um setor promissor para o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro. Valorizá-lo significa investir na identidade cultural e na economia criativa do estado, proporcionando crescimento para a população e fortalecendo a economia local de forma significativa. Que os artesãos mantenham sua tradição e prosperem cada vez mais!