Medida é válida por 30 dias - Tânia Rêgo / Agência Brasil
Medida é válida por 30 diasTânia Rêgo / Agência Brasil
Por O Dia
Rio - A Latam anunciou, nesta segunda-feira (16), que reduzirá suas operações em 70% por conta da pandemia de coronavírus. De acordo com a cia aérea, a medida foi tomada após os novos anúncios de fechamento de fronteiras de vários países e a consequente queda na demanda. 
Publicidade
Ainda segundo a companhia, a medida corresponde a uma redução de 90% em seus voos internacionais e 40% nas operações domésticas do Grupo. “Tomamos essa decisão complexa devido à impossibilidade de voar para grande parte de nossos destinos devido ao fechamento de fronteiras. Se as restrições de viagens sem precedentes forem estendidas nos próximos dias, não descartamos sermos forçados a reduzir ainda mais nossas operações ”, disse Roberto Alvo, atual vice-presidente de negócios e próximo CEO.

Além da redução do número de viagens, a Latam também informou que todos os passageiros que possuem voos nacionais ou internacionais afetados, e que viajam a partir de 16 de março deste ano, podem reagendar seu voo gratuitamente até 31 de dezembro de 2020.

“Estamos trabalhando para garantir a sustentabilidade a longo prazo do Grupo e proteger os empregos dos 43 mil funcionários da Latam. No entanto, a escala e a imprevisibilidade dessa crise dificultam a antecipação de resultados. É por isso que vamos exigir o apoio dos governos para superar a maior crise da história nos setores de turismo e aviação civil”, acrescentou Alvo. 
O Grupo Latam informou que seus diversos canais de atendimento ao cliente estão recebendo um grande número de consultas e solicitações, dificultando a atenção adequada a todos os pedidos. Para focar a atenção nos passageiros com pedidos urgentes, a Latam solicita que as pessoas evitem ligar antes de 72 horas de sua viagem.