É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Raiva: campanha de vacinação de cães e gatos em Niterói começa no próximo mês

A ação vai acontecer todos os sábados de agosto em vários pontos da cidade. A vacina é gratuita e não tem contraindicação

Por O Dia

Entrega da vacina atrasou este ano
Entrega da vacina atrasou este ano -
A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, começa no próximo sábado, mas a ação acontecerá durante todo o mês de agosto, em vários locais, sempre das 9h às 14h. A vacina é gratuita e não possui contraindicações.
A raiva é uma zoonose e pode matar. Os sintomas são mal-estar, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude, sensação de angústia, entre outros. Saiba mais sobre a doença em http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/raiva

Podem ser vacinados cães e gatos, machos e fêmeas, a partir de três meses de idade. A ação neste sábado, será nos módulos do Programa Médico de Família do Palácio (Ingá), Boa Vista (São Lourenço) e Ponta da Areia, além do Hospital Municipal Carlos Tortelly (Bairro de Fátima).

"Definimos as regiões mais estratégicas, de acordo com critérios epidemiológicos, para vacinar durante o próximo mês", afirmou a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos. Ela acrescenta que, em Niterói, desde 2001, não ocorrem casos da doença em animais domésticos.

O chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Fábio Villas Boas, explicou que os donos deverão conduzir seus cães por coleiras e, em casos de animais grandes, com focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte, uma vez que esses animais se estressam facilmente e podem fugir.
Ele lembra que a contenção é de responsabilidade do condutor, cabendo ao vacinador apenas a aplicação da dose e não recomenda que crianças sozinhas conduzam animais para vacinar.

Villas Boas destaca que Niterói também dispõe de duas bases fixas de vacinação durante todo o ano. "São dois postos fixos de vacinação que funcionam, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no campo de São Bento, em Icaraí, e no Horto Florestal do Barreto, na Zona Norte. E nos meses de agosto e setembro irão funcionar também aos sábados, das 9 às 15h”, explicou ele.

 
Cronograma da vacinação
Dia 3
PMF Palácio. Rua 11 de Agosto 4 – Ingá
Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT). Rua Ataíde Parreiras, 266 – Bairro de Fátima
PMF Boa Vista. Rua Indígena 200 – São Lourenço
PMF Ponta D’areia. Rua Coronel Miranda 81 - Ponta D'Areia

Dia 10
PMF do Maceió. Rua José Bento Vieira Ferreira s/n –Largo da Batalha
PMF Grota II. Rua Albino Pereira 335 – Cachoeira
Praça Dom Orione – São Francisco
PMF do Cavalão. Alameda Paris s/n – São Francisco

Dia 17
PMF Cafubá I - Avenida Raul de Oliveira Rodrigues s/n – Piratininga
PMF Cafubá II - Rua vereador Luiz Erthal Lote 05 -quadra 69 – Piratininga
PMF Cafubá III - Rua Manoel Pacheco de carvalho 107 – Piratininga
Policlínica de Piratininga - Rua Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga

Dia 24
Policlínica de Itaipu - Av. Irene Lopes Sodré s/n – Maravista - Itaipu
PMF Engenho do Mato - Estrada Irene Lopes Sodré s/n – Engenho do Mato
PMF Várzea das Moças - Estrada Velha de Maricá s/n – Várzea das Moças

31/08
PMF Martins Torres - Rua Martins Torres 281 – Santa Rosa
PMF Souza Soares - Travessa Lions Clube 37 - Santa Rosa
PMF Preventório II - Avenida Quintino Bocaiuva s/n – Charitas
Policlínica Jurujuba - Avenida Carlos Ermelino Marins s/n - Jurujuba
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários