É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Higiene bucal dos pets ajuda a evitar doenças

A falta de escovação facilita a entrada de bactérias na corrente sanguínea, o que pode acarretar complicações à saúde do animal, afetando, inclusive, órgãos vitais

Por O Dia

A higiene bucal diária dos pets deve começar a partir dos 6 meses de idade
A higiene bucal diária dos pets deve começar a partir dos 6 meses de idade -
É verdade que precisamos escovar os dentes dos pets? Sim, é. Essa pergunta soa estranha para muita gente, que costumar dizer que isso é mais um mimo que os tutores dão aos seu animais. Não é, não. Ignorar a saúde bucal do seu bichinho pode trazer graves problemas para ele. O alerta é da veterinária da Mars Petcare Rebecka Tellini.
Além da perda dos dentes, a doença periodontal pode desencadear a migração de bactérias para rins, fígado e coração e, consequentemente, acarretar o surgimento de outras doenças. E mais: a falta de escovação facilita a entrada de bactérias na corrente sanguínea e pode acarretar outras complicações à saúde do animal, afetando, inclusive, órgãos vitais ou as articulações.
Escova para humanos pode ser usada, mas as veterinárias têm a anatomia própria para os pets - Internet
A falta de escovação também propicia a formação do tártaro, que gera mau hálito e, consequente, incômodo nos tutores, o que muitas vezes se torna motivo para um distanciamento do animal e perda de conexão entre eles devido ao mau cheiro. Isso não pode, não é?!
E, assim como nós, os pets precisam escovar os dentes diariamente isso é necessário a partir dos 6 meses de idade. Porém, o hábito a este cuidado pode começar logo cedo, ainda nos primeiros meses de vida. Se o animal for acostumado desde filhote a escovar os dentes, ele irá se adaptar melhor a rotina da escovação. E, atenção: tanto gatos quanto cachorros devem escovar os dentes para evitar doenças.
Para os gatos, que são mais ariscos que os cães, Rebecka dá uma dica: antes de começar a escovar os dentes do bichano, é bom envolvê-los em uma toalha, de forma que as patinhas fiquem presas e ele não arranhe o tutor. Também vale fazer um pouco de carinho na cabeça e no queixo para que ele relaxe antes do procedimento.
Para que o gato não arranhe o tutor na hora da escovação o ideal é enrolá-lo numa toalha para prender as patas - Internet
A escovação evita a placa bacteriana mas, não sendo possível, ela pode ser feita três vezes por semana. E o procedimento deve ser feito com produtos próprios para pets. Nos pet shops é possível encontrar escovas de dentes próprias para gatos e para cães. As escovas para humanos podem até ser utilizadas, porém as veterinárias têm a vantagem da ergonomia, pois são desenvolvidas conforme a anatomia oral dos pets.
Quanto ao creme dental, jamais o pet deve usar o do humano, pois ele contém flúor e outros componentes que são tóxicos para os animais. A pasta dental veterinária tem um sabor agradável para os pets e facilita a escovação, mas seu uso não é obrigatório, pois a fricção da escova já é suficiente para limpar os dentes. Além da escovação regular, a higiene oral pode ser complementada com produtos específicos para essa finalidade.
Mas, se o seu pet já tem o tártaro, leve-o logo ao veterinário para uma avaliação oral e limpeza. E sim, eles também sentem dor de dente e, quando isso acontece, pode dar remédio, mas sempre com a recomendação do veterinário.
Escova em forma de dedal facilita muito a escovação dos,pets - Internet
E o mau hálito, que atinge 80% dos cães acima de 3 anos, é um sinal de que seu pet não está com a saúde bucal em dia, por isso, eles devem passar sempre por avaliações, principalmente se apresentarem algum dos quatro fatores de risco: ter mais de 3 anos de idade, ter tártaro, dentes mal posicionados, salivação excessiva, dificuldade de mastigar o alimento.
Nos cães pequenos, por possuírem dentes proporcionalmente grandes se comparados ao reduzido tamanho e espaço de sua boca, têm predisposição ao acúmulo de placa bacteriana, o que favorece a formação de tártaro e, consequentemente, o mau hálito.
E, na fase idosa, os cuidados com a dentição dos pets devem ser readequados porque eles têm uma perda significativa de dentes, o que compromete a gengiva. Mas sempre com o acompanhamento do veterinário.

SEU BICHINHO DO JEITO QUE VOCÊ GOSTA
A Criamigos inaugurou a segunda loja no Rio, que fica em Petrópolis - Divulgação
A Criamigos chegou a Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Isso quer dizer que, você que gosta de bichinhos de pelúcia pode criar o seu ou um para dar de presente. E são muitas as opções: ursos, coelhos, dinossauros, unicórnios, girafas, cachorros, gatos, zebras e outros. A partir de R$ 65. É possível também escolher também nome, cor, forma, tamanho, roupas e acessórios, além de gravar uma mensagem de voz, que poderá ser reproduzida ao tocar o bichinho. Para quem já tem uma pelúcia, os acessórios podem ser adquiridos a partir de R$10. R. Dezesseis de Março 342: www.criamigos.com.br.
 
MANUAL DA LEISHMANIOSE NA FIOCRUZ
Foi lançado o Manual de Procedimentos para Vigilância e Controle das Leishmanioses nas Américas, publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O documento é elaborado pela Opas com várias parcerias, entre elas pesquisadores da Fiocruz. A leishmaniose á uma zoonose e pode matar. Siba mais sobre a publicação e a doença em www.portal.fiocruz.br
 
ANIMAL HEALTH SOUTH AMERICA EM SP
O evento acontece entre quarta e sexta-feira desta semana e não no final de semana como foi publicado neste domingo. Pedimos desculpas aos nossos leitores.
Animal Health South America 2019, um dos maiores eventos da área veterinária das Américas, acontece de quarta a sexta-feira desta semana, no Expo Center Norte, em São Paulo. Lá, estarão mais de 100 marcas falando dos mais variados assuntos do mundo animal. Paralelamente, à exposição, acontece o Animal Health Congress, conferência sobre mais de 25 especialidades veterinárias As inscrições pelo www.animalhealthcongress.com. 

ME LEVA?!
A charmosa MÎnica está à espera de um lar - Divulgação
Oi. Sou a Mônica e tenho, aproximadamente, 1 aninho. Gostou do meu sorriso? Não sou um charme? Apareci no trabalho da Ana Carolina e, para ficar comigo tem que falar com ela no 98271-2985. Já estou vacinada e castrada serei em breve.
   
VOLUNTÁRIO. A ONG Focinhos de Luz está precisando de voluntários, principalmente, para ajudar nas feirinhas de adoção que acontecem nos finais de semana. Quer ser um deles e ajudar os peludos? Então, escreva para www.contato@focinhosdeluz.com e aguarde contato da ONG. 

Galeria de Fotos

A higiene bucal diária dos pets deve começar a partir dos 6 meses de idade REPRODUÇÃO DA Internet
Escova para humanos pode ser usada, mas as veterinárias têm a anatomia própria para os pets Internet
Para que o gato não arranhe o tutor na hora da escovação o ideal é enrolá-lo numa toalha para prender as patas Internet
Escova em forma de dedal facilita muito a escovação dos,pets Internet
A Criamigos inaugurou a segunda loja no Rio, que fica em Petrópolis Divulgação
A charmosa Mônica está à espera de um lar Divulgação

Comentários