Animais podem se beneficiar de remédios com canabidiolShutterstock
Por Larissa Sant'Ana*
Publicado 22/12/2019 00:00 | Atualizado 07/01/2020 16:27
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no início do mês, a liberação dos remédios com canabidiol (CDB) - substância presente na Cannabis sativa, planta utilizada na produção da maconha. Tudo isso foi possível graças à comprovação da eficácia do tratamento em casos de autismo e Alzheimer. O que ainda não é muito divulgado é que animais de estimação também podem ser beneficiados pelo canabidiol.
De acordo com Flávio Pigatto, sócio fundador da DrogaVET, medicamentos com a substância podem trazer "Excelentes resultados para pets em tratamentos neurológicos, imunológicos, dermatológicos e oftalmológicos, além de benefícios na aplicação de patologias ortopédicas e no controle dos efeitos colaterais da quimioterapia".
Publicidade
Espanha, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Holanda são exemplos de países que já usam o CDB em tratamentos de pets. No Brasil, porém, ainda é algo muito novo e que gera dúvidas.
"Estudos científicos comprovaram que o CBD não gera dependência química ou psíquica. O debate do assunto entre os médicos veterinários e farmacêuticos é importante para que tomem contato com suas diversas aplicabilidades, os relatos de tratamentos e seus resultados para aumentar o acesso", afirmou Flávio.
Publicidade
Receitas para dividir a ceia de Natal com o seu cachorro
Receitas natalinas para cães e donosShutterstock
Diga não ao abandono!
Publicidade
O movimento "Dezembro Verde" foi criado para conscientizar sobre o abandono animal.
Segundo dados da ONG Gavaa, entre os meses de dezembro e janeiro os casos aumentam, em média, 60%. Os motivos são muitos: não ter com quem deixar o pet para viajar nas férias, falta de tempo, entre outros que podem ser facilmente contornados.
Publicidade
Por isso, a decisão de adquirir um pet deve ser muito bem pensada e conversada com todos os membros da família. Coloque no papel itens como tamanho da casa e do pet (quanto menor o espaço, menor deve ser o animal), expectativa de vida, gastos financeiros e tempo disponível. Ter uma posse consciente é indispensável.