Saiba como lidar com o gato na quarentena

Nova rotina para o bichano pode ser criada com refeições e brincadeiras sempre no mesmo horário

Por O Dia

gato na quarentena
gato na quarentena -

Rio - Os gatos são animais que gostam e se acostumam rapidamente com a rotina. Com os donos em casa o dia todo por causa da quarentena do coronavírus, o dia a dia do bichano pode sofrer algumas alterações. Para manter seu bem-estar e evitar que ele fique estressado, o dono pode criar uma nova rotina e fazer um enriquecimento ambiental. A nova rotina pode ser criada com refeições e brincadeiras sempre no mesmo horário. Para o enriquecimento ambiental, disponibilizar um arranhador, brinquedos com catnip (erva do gato) e liberar prateleiras para que o bichano possa observar toda a movimentação (incomum) da casa de cima são ótimas opções. Caso não tenha um arranhador em casa, improvise com caixas de papelão — além de brincar de entrar e sair, o gato pode arranhá-las. Além da interação, é importante deixar que o gato tenha seu momento de descanso em local calmo e arejado da casa. Outras atitudes dos donos também podem ajudar a manter o gato tranquilo e feliz no período de quarentena, como não escutar músicas ou assistir TV com volumes altos, já que os gatos têm uma audição muito desenvolvida.

 

Nada de máscara no gatinho

Não há evidências de que bichos possam ter ou transmitir o coronavírus, por isso, colocar máscaras neles é desnecessário. E ainda pode causar estresse.

Conheça seu bichano

Os gatos não sentem o sabor doce. É que o paladar deles é menos desenvolvido — possuem cerca de 475 receptores gustativos, enquanto os cães têm 1.700.

Higiene em casa

Higiene em casa - Divulgação

Com a quarentena do coronavírus, a higiene dos bichos deve ser feita em casa. O ideal é manter a rotina de banho, escovação dos pelos e dos dentes. Use xampu específico e se atente à temperatura da água, que deve ser morna. Secar o pelo com secador de cabelo é importante para evitar problemas de pele, mas cuidado para não queimar o bicho. Para animais com pelos longos, a tosa higiênica é essencial, mas só deve ser feita pelo dono quando muito necessário. Nesses casos, a recomendação é usar uma tesoura sem ponta para aparar os pelos das regiões íntimas, patas e em volta dos olhos.

Delivery de ração

A ração do seu bicho está acabando? Não se preocupe e nem saia de casa. Aplicativos como Rappi, iFood e Zee.Now fazem entregas de produtos para bichos. Grandes redes de pet shop como Cobasi, Petz e Pet Love também possuem serviço delivery.

Galeria de Fotos

gato na quarentena Divulgação
Gato Divulgação

Comentários