Cadela amamentando os filhotesReprodução/Shutterstock
Por O Dia
Publicado 09/08/2020 00:00 | Atualizado 13/08/2020 19:51

Este mês é conhecido como 'Agosto Dourado' por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação - a cor dourada é relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Além dos humanos, o aleitamento também é muito importante para o desenvolvimento dos filhotes de cães e gatos.

As mamadas das primeiras horas após o parto são cruciais, pois é quando é liberado o colostro, substância que antecede o leite e é o primeiro alimento ideal. Por meio dele, os filhotes recebem a imunidade da mãe e estarão mais protegidos, mesmo após a fase de amamentação.

Depois disso, o leite materno é liberado e é rico em gorduras, proteínas e minerais. De acordo com o veterinário Otávio Verlengia, é perfeito para a exigência calórica que o rápido crescimento dos filhotes demanda.

Cristiane Pizzutto, do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, explica que o leite materno também é importante para o desenvolvimento comportamental dos filhotes. "O contato físico, o calor, o cheiro e o movimento para sugar o leite são vínculos atrelados ao fechamento de um ciclo parental", diz.

"O resultado da amamentação também é decisivo para o comportamento na vida adulta, embora todos os animais tenham que ser expostos a outras vivências para a socialização", completa Cristiane.

O processo de parar de alimentar o filhote com leite materno dependerá muito de fatores como espécie (gato ou cachorro) e de que raça é o animal. Ele deve ser estimulado, a partir de 21 dias, para que haja uma transição gradual da dieta líquida para a sólida.

 

Bicho do leitor: com vocês, a dengosa Maia
Bicho do leitor: MaiaArquivo pessoal
Publicidade
Clínica popular é um dos temas de congresso
Clinicas veterinárias popularesPexels
Reação de vacina nos peludinhos
Como bichos reagem às vacinasShutterstock
Publicidade
Suplementação dos pets
Alimentação natural para os petsShutterstock
Calopsitas limpinhas
Calopsitas: cuidados de limpezaShutterstock
Publicidade
Se o gato não se lambe...
Banho de gatoShutterstockk
Pode comprometer a limpeza do animal. Gatos obesos, por exemplo, possuem dificuldade na lambedura e podem ficar com odor de urina acentuado e caspas. Mas o tutor pode ajudar, dando banhos uma vez por mês. E, atenção com a genitália do animal, região sensível, que precisa de uma limpeza mais cuidadosa.
Publicidade

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias