PorquinhosPinterest
Por Bete Nogueira
Publicado 06/09/2020 00:00
A ONG de defesa dos animais PETA criticou os testes realizados pelo empresário Elon Musk no projeto Neuralink, nos Estados Unidos. O leitor de atividades cerebrais a partir de chips a serem implantados em pessoas, que promete conectar seres e máquinas de uma forma avançada, foi apresentada ao mundo através do experimento com uma porquinha, chamada de Genoveva.

A dra. Karynn Capilé, coordenadora de Bioética do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, comentou o caso:
"No mundo, cerca de 150 milhões de animais são usados e mortos em pesquisas científicas por ano. Esse número continua aumentando, mesmo após termos conhecimento da capacidade cognitiva e emocional dos animais e certeza sobre nossa responsabilidade em evitar seu sofrimento. No entanto, vemos que a opção de usar animais é muito disponível, praticamente não existindo filtros ou impedimentos para a sua realização. Havendo um projeto de pesquisa – mesmo que o produto final não seja enriquecedor – , a experimentação é utilizada.

"Isso acontece porque muitos veem animais como seres inferiores e é conveniente usá-los, ainda mais em um contexto que facilita a experimentação. Dessa forma, enquanto continuarmos acreditando no discurso de que 'o uso de animais é um mal necessário', pouca mudança será alcançada.

"Elon Musk é um empresário que necessita de mercado. Se seus consumidores demandassem a interrupção do uso de animais, outras formas de teste seriam desenvolvidas. Mas por que alguém investiria esforços em desenvolver algo que a própria sociedade não exige? Se ninguém cobra, todos se acomodam à ideia de que 'animais servem pra isso mesmo'.

"Todos temos responsabilidade nesta questão. No Fórum Animal, lutamos contra o sofrimento dos animais de laboratório criando oportunidade para diálogo com pesquisadores, conscientizando a população sobre as condições dos animais e a possibilidade de substituir o uso de animais por metodologias alternativas, promovemos palestras, cursos e incentivando o desenvolvimento de uma ciência mais responsável e justa."
Publicidade
Lua escolheu João e acertou em cheio!
Bicho do leitor: LuaArquivo pessoal
Para ter um periquito
Periquito e suas peculiaridadesPinterest
Publicidade
O coração dos nossos amados
Problemas cardíacos em cães e gatosShutterstock
Quando amor e dinheiro combinam
Coloque seu pet amado na nota falsa de 300 reaisAdrianna Calvo/Pexels
Publicidade
Como se tivesse sete vidas
Vamos ajudar a Meg!
Publicidade
A ONG Abrigo dos Amigos, que resgata animais de rua, está pedindo ajuda para pagar a cirurgia da cadelinha Meg. A história da valente Meg e os dados para doações estão no Facebook e no Instagram @abrigodosamigosoficial.