Valmir Moratelli e Dandara Mariana - Divulgação
Valmir Moratelli e Dandara MarianaDivulgação
Por O Dia
Como a telenovela, maior produto de entretenimento gratuito do país, vem se comportando diante das últimas mudanças sociais? Este foi o tema principal de disputadíssimo debate durante a Festa Internacional de Paraty (Flip), na tarde desse sábado (13), na cidade do sul-fluminense. No “horário nobre” da programação extraoficial, o debate lotou a Casa Autografia, no Centro Histórico.

Tendo como mediador o consultor da TV Globo Mauro Alencar, a mesa contou com a presença do pesquisador Valmir Moratelli, da jornalista Ana Paula Gonçalves e da atriz Dandara Mariana, a Dandara de 'Verão 90'. Moratelli lançou na ocasião o livro “O que as telenovelas exibem enquanto o mundo se transforma”, resultado de mais de dois anos de pesquisa pela PUC-Rio. Dandara falou sobre a ausência de negros nos papéis principais da televisão brasileira. “Considero o meu papel atual (na novela Verão 90) um ato político. Temos que ser críticos e analisar o que assistimos na televisão diariamente”.

A obra terá um segundo lançamento, dessa vez na Bienal Internacional do Livro, no dia 1º de setembro, às 16h, com bate-papo com o autor no estande da editora Autografia, no Riocentro, Zona Oeste do Rio.