Gusttavo Lima bebe de tudo em sua liveReprodução de internet
Por O Dia
Publicado 15/04/2020 11:55 | Atualizado 15/04/2020 12:22
Depois que esta colunista questionou a falta de bom senso de alguns sertanejos, que extrapolaram no consumo de álcool em lives, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) começou a agir. Na manhã desta terça-feira (14), o órgão abriu uma representação ética contra ações publicitárias de responsabilidade da Ambev e do influenciador Gusttavo Lima, intituladas 'Live Gusttavo Lima - Buteco em Casa' e 'Buteco Bohemia em Casa', veiculadas em redes sociais.
A representação foi aberta a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores, que consideraram que as ações publicitárias carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas. A denúncia, segundo o Conar informa, cita a falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade e a repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto.

Segundo comunicado do órgão fiscalizador, "a direção do Conar, ao acolher a denúncia dos consumidores, destacou o formato inovador da comunicação publicitária para o momento vivido pelo país, mas considerou que ela deve ser conciliada com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidado para que não seja difundida ao crianças e adolescentes."

Ambev e Gusttavo Lima têm prazo regimental para enviar, se assim o desejarem, defesa ao Conselho de Ética ou adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas.