Por Padre Omar

Assumindo a nossa natureza humana, Jesus quis ter a experiência mais íntima de cada um de nós: a vida em família. Hoje, a Igreja celebra a Sagrada Família de Nazaré e, através das leituras, podemos ter importantes direcionamentos para o comportamento familiar.

Está em evidência na Palavra de Deus a peregrinação feita pela família inteira: pai, mãe e filho que vão, todos juntos, à casa do Senhor a fim de santificar a festa pela oração. É uma lição importante oferecida também às nossas famílias. A vida da família é um conjunto de pequenas e grandes peregrinações.

Por exemplo, como nos faz bem pensar que Maria e José ensinaram Jesus a rezar! E isto é uma peregrinação, a peregrinação da educação para a oração. E que, durante o dia, rezavam juntos; depois, ao sábado, iam juntos à sinagoga ouvir as Sagradas Escrituras da Lei e dos Profetas e louvar o Senhor.

Como é importante para as nossas famílias caminhar juntos e ter a mesma meta em vista! Sabemos que temos um percurso comum a realizar; uma estrada, onde encontramos dificuldades, mas também momentos de alegria e consolação. Nesta peregrinação da vida, partilhamos também os momentos da oração.

Abençoar os filhos, isto é, confiá-los ao Senhor, como fizeram José e Maria, para que seja Ele a sua proteção e amparo nos vários momentos do dia.

Como é importante a família encontrar-se em oração antes das refeições. São gestos que expressam o papel formativo que a família possui. Que no ano possa cada família cristã tornar-se um lugar privilegiado desta peregrinação em que se experimenta a alegria da união. Feliz 2019!

Você pode gostar
Comentários