Por O Dia
Estamos vivendo o tempo das festas em honra aos santos juninos. Uma tradição que se renova a cada ano e que nos insere dentro da cultura popular, que deve ser valorizada na vida da Igreja. Amanhã, 24 de junho, a Igreja celebra a solenidade litúrgica do nascimento de João Batista, "o maior dos profetas", que foi enviado para preparar os caminhos do Senhor.
A festa do nascimento de São João Batista, além de se inserir nas tradicionais festas juninas com seu folclore e tradição, deve ser um momento de aprofundamento para nossa vida, já que somos chamados a anunciar Jesus Cristo, e, assim, preparar os caminhos do Senhor nos corações das pessoas.
Publicidade
São João é para nós um grande modelo. Deus também nos chama a ser profetas, a anunciar com destemor a sua Palavra. A exemplo de João, devemos anunciar não somente com as palavras, mas também com a vida.
Ao recordar a memória dos santos nas festas juninas temos uma ótima oportunidade para celebrar os amigos, a família e as comunidades. São João, Santo Antônio e São Pedro estão presentes nelas como traço de união entre a nossa fé e a busca por uma convivência mais fraterna entre os homens.
Publicidade
A alegria, marcante nas festas juninas, é uma virtude cristã, pois Deus quer seus filhos felizes e alegres, mesmo em meio a tantas dificuldades do dia a dia. Celebrando a festa de São João Batista, rogamos para que a sua proteção se faça constante e a sua mensagem sempre nos interpele para a construção de uma sociedade cada vez mais alegre, cheia de vida e esperança. Viva São João!
Padre Omar é reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado