Saída de igreja força TVs a voltarem a produzir

Por Flavio Ricco

Programa da Igreja Universal
Programa da Igreja Universal -

Existe ainda um outro enfoque, dos mais significativos, diante da retração das igrejas nos espaços que vinham ocupando e ainda ocupam em várias emissoras. Nos idos da década de 50, 60, 70 e 80, até começo dos anos 90, as TVs foram obrigadas a montar equipes que trabalhavam exclusivamente na criação dos seus programas.

Foi numa dessas que apareceu a famosa "Equipe A", com Tuta, Manoel Carlos, Nilton Travesso e Raul Duarte, responsável por todos os grandes programas da fase áurea da Record. Daí é que vieram 'Hebe', 'O Fino da Bossa', 'Jovem Guarda', 'Côrte Rayol', 'Alianças para o Sucesso' e os grandes festivais, para citar alguns. Lá como em outras tantas, Tupi, Excelsior e companhia bela também se comportavam da mesma forma.

Com o passar dos anos e o fortalecimento das igrejas pentecostais, a força que antes o artístico tinha foi parar no comercial ou nas mãos daqueles que melhor sabiam negociar a venda de horários. Um dinheiro, é verdade, que fez a felicidade de muito dono de TV.

Agora, diante do encolhimento religioso em prática e o fim da lei do menor esforço, o quadro inevitavelmente voltará a se inverter. Muito provavelmente, as emissoras de TV serão forçadas uma vez mais a fazer televisão. Quer melhor?

Externa 1

SOB PRESSÃO segunda temporada - Cena 16/19 - EP 05 - Carolina ( Marjorie Estiano ) fala com Evandro ( Julio Andrade ) - Divulgação Globo

Na segunda temporada de 'Sob Pressão', na Globo, com estreia em outubro, a novidade é que os personagens vão ganhar as ruas do Rio de Janeiro. Os grandes eventos fora do hospital movimentarão vários capítulos. Uma cena em destaque é um grave acidente de ônibus envolvendo Carolina (Marjorie Estiano), que mobilizou cerca de 220 pessoas da equipe.

 

Externa 2

Após uma tentativa de assalto, o veículo em que a médica está capota, despenca de um viaduto e explode. A gravação da sequência durou cinco dias. Foram utilizados dois ônibus, dois guindastes e uma escavadeira. Já a explosão consumiu 20 botijões de gás, 100 litros de querosene e 100 sacos de estopa, em meio a um forte esquema para garantir a segurança de toda a equipe.

 

Investimento

Ana Paula Torquetti, nova contratada da Record TV Vale - Divulgação

Além de uma nova sede, acompanhada de uma série de investimentos, a TV Record Vale, em São José dos Campos-SP, anunciou a chegada de Ana Paula Torquetti. Ex-TV Vanguarda/Globo, onde trabalhou por 13 anos, ela comandará um novo telejornal.

Oportuno

A psicóloga Suzy Camacho faz participação em 'As Aventuras de Poliana' - Zé Paulo Cardeal/SBT

Susy Camacho, atriz e psicóloga, vai aparecer como ela mesma na novela 'As Aventuras de Poliana', do SBT, no dia 14. Ela participará de uma palestra na fictícia escola Ruth Goulart que vai abordar a temática da mentira e suas consequências. A doutora Susy dará uma série de dicas e alertas aos pais, jovens e crianças.

 

Final do 'Canta'

Na quarta-feira, dia 12, ao vivo, direto dos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, a Record vai transmitir a grande final da primeira edição do programa 'Canta Comigo'. Serão oito candidatos no palco.

Não fez a conta 1

Antes da estreia da sua nova programação dominical, em abril, a Band cansou de ser avisada das dificuldades que teria pela frente. O domingo, por tradição, tem um "x" de ligados consolidado, há muito tempo distribuído e sem grandes variações entre as diversas emissoras.

Não fez a conta 2

Pelo menos até agora esse número "x" só sofreu oscilações, ainda assim insignificantes, por influência das mudanças climáticas. Domingo de sol, tempo bom, a audiência cai, ao contrário do domingo frio ou com chuva. Desde a televisão "a lenha" sempre foi assim.

Vai daí que...

Foi essa conta que a Band não fez. Ninguém pode dizer que o Datena está fazendo um programa ruim. Ao contrário, com o tempo soube se ajustar, soube temperar as suas atrações e acertadamente aumentar o espaço do jornalismo. O mesmo agora, com Milton Neves, superada aquela bobagem do entretenimento. Falta apenas encontrar horários mais adequados para os dois.

Bate e rebate

A RedeTV! possui dois programas sobre o mundo dos famosos consolidados: 'A Tarde é Sua' e 'TV Fama'. Para que inventar um terceiro? Não seria mais interessante buscar uma novidade para a programação?

Larissa Manoela não para. Entre gravação de novela no SBT e viagens para os Estados Unidos, ela também se dedica ao trabalho de um novo CD.

Com direção de Arthur Vinciprova, começam em outubro as filmagens de 'A Gruta', longa-metragem de terror estrelado por Carolina Ferraz...

... Carolina dividirá o filme com diversos atores que ainda não são conhecidos do grande público, durante as filmagens em Carrancas (MG) e Rio de Janeiro. O lançamento vai acontecer no segundo semestre de 2019.

 

C'est fini

A locutora Luciana Mariano tem conquistado cada vez mais espaço nas transmissões do futebol internacional da ESPN. Desde o início da temporada, em agosto, narrou em todos os fins de semana, incluindo partidas da Premier League.

Dito isso, o canal constatou aumento da audiência feminina, especialmente entre mulheres de 35 a 49 anos, faixa que registra 80% de crescimento em comparação com o início da temporada passada.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Comentários