Por Flavio Ricco

Por determinação de seus acionistas, Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, a Rede TV! iniciou na sexta-feira um drástico corte no seu quadro de colaboradores. Fontes da coluna garantem que num primeiro estágio as demissões devem atingir a 25% dos funcionários, mas poderão se estender até 40% nas etapas seguintes.

Enxugamento de custos provavelmente originado pela redução de receitas, ou de uma necessária readequação aos menores preços que as igrejas passaram a pagar pelo arrendamento de horários.

As causas, como sempre, não devem fugir muito disso, mas os efeitos já são conhecidos.

Agora, incluir o Diretor de Programação, no caso Francisco Almeida, Chiquinho, num corte de gastos dá margem a colocar em dúvida os critérios adotados.

A programação é responsável por praticamente tudo numa emissora de TV. Desde elaborar a grade, da aquisição de conteúdo, indicar as deficiências e sugerir produtos para os horários e dias com baixa audiência, definir durações de arte ou breaks e elaborar estratégias de exibição que fazem os números crescer. É, enfim, a sua cabeça pensante.

Não se discute o motivo que leva a direção da Rede TV! a tomar tão delicada decisão, mas os métodos praticados.

Começar uma lista de cortes pela indispensável figura do diretor de programação indica, antes de tudo, falta de cuidado ou desconhecimento.

 

Em contrapartida 

A Rede TV! já tem programada para este mês, em data ainda a ser fixada, a estreia de Olga Bongiovanni na sua faixa das manhãs.

Terá uma hora de duração, a partir das 10h, antecedendo “Edu Guedes e Você”.

 

Remanejamento 

Para readequar toda esta faixa de horário, a Rede TV! prepara a saída do padre sertanejo Alessandro Campos da emissora.

Há a possibilidade ainda do programa dele, uma aposta do vice, Marcelo de Carvalho, vir a ser exibido uma vez por semana.

 

Outra baixa 

A TV Gazeta, na contramão das suas origens, está com o seu jornalismo ainda mais enfraquecido.

Ontem, em função das mudanças impostas na grade de programação, o noticioso “Gazeta News”, que ocupava a faixa das 17h45, foi retirado do ar.

 

Dia de estreia 

“Órfãos da Terra”, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, é a estreia da Globo nesta terça-feira, a substituta de “Espelho da Vida”.

Anajú Dorigon faz a vilãzinha da história, Camila Nasser, filha de Eliane Giardini e Paulo Betti, alguém que vai infernizar a vida de Laila (Julia Dalavia).

 

Segredo absoluto 

No último sábado, em Richmon, capital da Virgínia, nos Estados Unidos, Pedro Bial gravou entrevista com Olavo de Carvalho, polêmico “guru” de Jair Bolsonaro, para a volta do “Conversa com Bial”.

Há algum tempo se trabalhava na articulação deste encontro.

 

Brasileirão à venda 

Utilizando-se de vários meios, principalmente as mídias sociais, a Turner já está colocando à disposição as suas transmissões do campeonato brasileiro na TV fechada, via EI Plus.

Um pacote evidentemente limitado aos clubes que ela tem direito.

 

Dividida 

As transmissões do DAZN, Sul-Americana e campeonato italiano, têm proporcionado bons resultados para a Rede TV!.

A crítica que se faz são aos enganos repetidos na geração dos jogos, critérios adotados que fogem completamente aos padrões conhecidos. Por exemplo: cortes mal feitos e deixar de mostrar momentos considerados importantes, como cartões amarelos.

 

Toque pessoal 

Aguinaldo Silva, como de costume, vai escrever sozinho os dez últimos capítulos de “O Sétimo Guardião”, que fica no ar até o dia 17 de maio.

Ele planeja colocar ponto final na história diretamente de Portugal.

 

Time atual 

Não haverá participações especiais nos momentos finais de “O Sétimo Guardião”.

A ordem é concentrar a ação nos principais nomes do elenco, entenda-se por aí, Tony Ramos, Lília Cabral, Elizabeth Savala, Marina Ruy Barbosa...

 

Participação especial 

O “Esporte Espetacular” da Globo fez uma remontagem do golaço do Dener, no Paulistão de 1993, vitória da Portuguesa sobre o Santos, 4 a 2, no Canindé.

Devidamente autorizado pela Rede TV!, Silvio Luiz foi chamado para fazer a narração. Além dos familiares do Dener, vários outros craques daquele tempo participaram da gravação no estádio do Canindé.

 

Bate – Rebate 

· De acordo com números revelados pela Record, a novela “Jesus”, exibida pela Univisión nos Estados Unidos, é um sucesso de audiência....

· Cada um dos seus episódios é acompanhado por mais de 1,6 milhão de espectadores...

· ... O que lhe confere a marca de produção mais assistida entre o público hispano americano.

· A Rede TV! planeja colocar no ar ainda neste semestre o reality show “Entubados”, formato já explorado pelo canal Sony...

· ... E é aquilo: não se abandonou também a ideia de ter um programa com o pessoal do “Casseta”.

· Vamos acertar: o “Jornal da Record”, em suas edições na íntegra, foi colocado no PlayPlus também na versão podcast...

· ... Já está disponibilizado gratuitamente na plataforma de streaming e vídeo on demand da Record.

· Netflix divulga as primeiras imagens e anuncia para julho a estreia da terceira temporada de “La Casa de Papel”...

· ... Toda uma campanha baseada no título “As férias acabaram”.

 

C´est fini 

A Record marcou para 30 de abril, uma terça-feira, a estreia da nova temporada do “Power Couple”, reality show apresentado por Gugu Liberato.

Na sede do programa em Itapecerica da Serra, em São Paulo, já está tudo pronto para receber os casais participantes.

 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Você pode gostar
Comentários