Por Flavio Ricco
Em 18 de maio de 2010 entrava no ar o Viva, à época conhecido como o canal de reprises da Globo. Que logo tornou-se um dos líderes de audiência na televisão paga, reapresentando novelas e programas de sucesso, posto que ocupa até hoje.

Devido à sua importância no Grupo Globo, o Viva, como se constata, também passou a investir em conteúdo inédito, transformando, veja só, a televisão aberta em segunda janela.

Dito isto, surge a informação, confirmada por setores importantes desse canal pago, que já está sendo preparada uma programação especial para celebrar os seus 10 anos em maio de 2020.

Programas, novelas, séries... Envolvimento de atores e apresentadores renomados. Enfim, haverá toda uma grade especialmente criada para a ocasião. A coluna, inclusive, já pode antecipar uma dessas novidades.

O Viva exibirá no ano que vem uma edição especial “Ao Vivo” da “Escolinha do Professor Raimundo”, comandada por Bruno Mazzeo e todos os seus alunos. Promete.



Desfalque

Felipe Vergile está deixando o jornalismo da Rede TV!. Partiu dele a iniciativa.

Ainda não há ninguém designado para substitui-lo na chefia de redação transmídia.



Sem reposição

O que se observa, apoiado até em informações que vem de lá, é que o jornalismo da Rede TV! trabalha com a sua capacidade bem diminuída.

Várias posições de trabalho foram extintas ao longo dos últimos meses.



Capricho

Casablanca e Record nunca se empenharam tanto em um projeto de novela bíblica como acontece agora, com “Gênesis”, escrita por Emílio Boechat e dirigida por Edgard Miranda.

Dos efeitos especiais e visuais a trabalhos externos, tudo está sendo muito bem planejado. A produção já tem mais de 30 capítulos aprovados, e em sistema de gravação. Estreia prevista para abril.



Escalada

Festa nos bastidores de “Salve-se Quem Puder”, próxima novela das sete da Globo, com estreia prevista para fim de janeiro.

A veterana Marilu Bueno viverá uma personagem importante na história de Daniel Ortiz.



Recuperada

“Êta Mundo Bom!” foi o último trabalho da Marilu, que se afastou do vídeo por causa de um problema de saúde. Chegou inclusive a ser internada em estado grave.

Agora, recuperada, voltará ao trabalho.



Junto e misturado

As inserções da Igreja Universal, ao longo da programação da Record, têm se tornado cada dia mais frequentes.

Espaço que não se limita mais tão somente ao horário das madrugadas.



Barulho

Até porque Larissa Manoela tem contrato com o SBT até 31 de dezembro, as notícias sobre seu futuro continuam restritas aos bastidores. Os projetos na Netflix já são conhecidos.

O mistério, porém, envolve o próximo passo na TV, provavelmente Globo.



Avançando

Há quem jure de pés juntos, que a conversa da Larissa com a Globo já está em um processo bem avançado.

A ponto de até “confirmarem” a sua escalação em uma nova novela do diretor Pedro Vasconcelos, em produção entre 2020/2021.



Mudança

Telespectadores da Record devem ficar atentos às mudanças na sua grade de programação nesta segunda-feira.

O “Jornal da Record” será antecipado para as 19h50, na sequência do “Cidade Alerta”.



A propósito

Também para esta segunda, em Brasília, se dará a estreia do ex-Globo, Guilherme Portanova.

Passa para ele o comando do “DF no Ar”, inteiramente repaginado, a partir das 7h30.



Flashback

Em cena de “Segunda Chamada”, no ar amanhã, Lúcia (Debora Bloch) relembra de uma conversa que teve com Paulo (Caio Blat), dias após a morte de Marcelo (Artur Volpi). Na lembrança, a professora, abatida e em busca de respostas, questiona o colega sobre a briga que ele teve com seu filho, no dia do acidente. O professor se vê obrigado a revelar a verdade sobre o passado do jovem.


Bate – Rebate

· A troca de cenários do “Balanço Geral” e “Cidade Alerta”, a Record deixou para o ano que vem.

· Márcia Dantas é um nome em ascensão no jornalismo do SBT...

· ... Faz por merecer as apostas que estão sendo feitas em cima dela.

· Silvio Santos distribuiu ordens para que ninguém, no SBT fizesse sensacionalismo em cima da morte do Gugu...

· ... Que isso fosse evitado em todos os programas e no jornalismo.

· A propósito, em outro afastamento, SS ainda não tem novas gravações marcadas.

· A partir desta segunda-feira, o “Jornal da Band” exibe a série de reportagens especiais “Caminhos do São Francisco”...

· ... Os repórteres Olívia Freitas e Filipe Peixoto embarcam em uma viagem pelos 2.830 quilômetros do Rio São Francisco.

· Após Anaid na macrossérie “Jezabel”, Brendha Haddad começou a filmar “Farrel”, filme de Anthony Almeida, sob direção de Felipe Cunha e Gabriel Steglich...

· ... Investigação, ação e suspense movimentam o roteiro, no qual a atriz interpreta Karen Gobi, uma analista de sistemas.



C´est fini

Thomaz Roth assumiu a direção musical da área de Teledramaturgia do SBT. Por causa da grande quantidade de clipes inseridos nas novelas, esse departamento praticamente não para e necessita de alguém em tempo integral.

Arnaldo Saccomani sempre cuidou muito bem dessa área, mas, devido a questões de saúde, agora precisa se poupar. Continua no SBT, porém apenas como jurado do Ratinho no “Dez ou Mil”.



Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!