Eduardo Paes - Agência Brasil
Eduardo PaesAgência Brasil
Por PAULO CAPPELLI

RIO - Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que articula a candidatura de Eduardo Paes (DEM) ao governo do estado, encontrou-se na quinta com o vice-governador Francisco Dornelles (PP). E garantiu que o DEM, antes receoso, aceitará se coligar com o PP para deputado federal, uma das exigências de Dornelles para o apoio a Paes. Também ficou mais forte a possibilidade de Luiz Antônio Teixeira Júnior (PP) ser o vice na chapa ao Palácio Guanabara. Conhecido como Luizinho, ele é ex-secretário de Saúde do governador Pezão e é de Nova Iguaçu em tese, fortaleceria Paes na Baixada Fluminense, onde o ex-prefeito do Rio enfrenta dificuldade nas pesquisas.

Senado

O clima de Rodrigo Maia e Eduardo Paes também melhorou com o MDB. Por conta da viagem a Portugal, Maia adiou o encontro que teria sexta com Leonardo Picciani, presidente do MDB-RJ, mas ambos combinaram de conversar no começo desta semana. O partido de Pezão tenta emplacar um candidato ao Senado na chapa de Paes ao Palácio Guanabara. O vereador Átila A. Nunes e o ator Jorge Coutinho disputam a preferência interna.

Pediu demissão

Diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto, Antonio Carlos Mendes Barbosa pediu demissão ao prefeito Marcelo Crivella (PRB). O pedido foi motivado pela falta de repasses da Caixa Econômica Federal, via Fundo Porto Maravilha, para a revitalização da área portuária. A um aliado, ele afirmou que a Caixa se comprometera com os recursos, mas que não tem liberado a verba. "Não vou ficar no cargo para ser administrador de massa falida", reclamou.

Convites

E Luizinho (PP) está mesmo com moral. Receberá amanhã a medalha Pedro Ernesto na Câmara do Rio, entregue pelo vereador Felipe Michel (PSDB). Apesar de pertencerem a diferentes partidos, o tucano quer que o ex-secretário de Pezão faça com ele uma dobradinha: Michel seria candidato a deputado estadual; Luizinho, a federal. Isso, é claro, se o político do PP não emplacar como vice de Paes.

Meio milhão

Os alunos da rede estadual bateram o recorde de participação na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escoas Públicas. Foram 466.333 estudantes, superando a edição anterior em mais de 60 mil inscritos. A Secretaria de Educação estima que, em 2019, serão 550 mil alunos na OBMEP.

Contas reprovadas

Ex-prefeita de Rio das Flores, Soraia da Graça (DEM) teve as suas contas referentes à gestão de 2016 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Não conseguiu se reeleger e, então... foi nomeada secretária de Saúde em Valença, cidade comandada pelo irmão Fernandinho Graça (PP). Está responsável pelo milionário orçamento da pasta.

Desenvolvimento

Todos os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico do estado foram convidados para um encontro, na próxima quarta, no Palácio Guanabara. O governador Pezão vai falar sobre o microcrédito oferecido pela AgeRio, sobre a concessão de alvarás eletrônico, entre outros assuntos.

Lei Seca

A Operação Lei Seca será intensificada durante a Copa do Mundo, especificamente nos dias dos jogos do Brasil. As blitzes ocorrerão até mesmo no período da manhã e da tarde.

Você pode gostar
Comentários