O pré-candidato ao governo do estado pelo PSD, o deputado federal Indio da Costa, já se prepara para pular fora da aliança com o prefeitoDivulgação
Por Cassio Bruno (interino)
Publicado 07/07/2018 03:00 | Atualizado 07/07/2018 11:07

Rio - A crise encravada no núcleo político do prefeito Marcelo Crivella (PRB) mudará o rumo da disputa para governo do Rio. Com duras críticas e tenebroso pelo desgaste da gestão do então aliado, o deputado federal Indio da Costa (PSD), pré-candidato ao Guanabara, já se prepara para pular fora da aliança.

Caso o rompimento se concretize nos próximos dias, significará abrir mão da megaestrutura oferecida pela Igreja Universal do Reino de Deus (são cerca de 300 mil fiéis em todo o estado), além da máquina da prefeitura. A gota dágua para o desembarque de Indio da Costa foi o evento secreto de Crivella com pastores evangélicos no Palácio da Cidade, em Botafogo.

O acordo

“Foi um erro, não foi bom para ninguém. Nem para o povo, nem para os evangélicos e nem mesmo para Crivella”, criticou. Indio foi candidato a prefeito. Derrotado, pediu votos para Crivella no segundo turno. Em troca, o prefeito se comprometeu a apoiá-lo para governador.

Virou secretário

Com a vitória de Marcelo Crivella, Indio da Costa assumiu a secretária de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação. Deixou o cargo para concorrer ao Palácio Guanabara.

O outro aliado

Anthony Garotinho (PRB), outro pré-candidato ao governo, também apoiou Crivella para prefeito. Sua filha, a deputada Clarissa, assumiu a secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação. Saiu para concorrer à reeleição.

Está na Bíblia

Jogado para escanteio por Crivella, Garotinho ironizou: “Eu não posso julgar. Mas não é adequado fazer cirurgias para apenas um grupo. A Bíblia diz: Deus não faz distinção de pessoas”.

Impeachment?

Na Câmara, já se fala em impeachment do prefeito Crivella. A vereadora Teresa Bergher (PSDB) fez a conta. Diz que a iniciativa tem apoio de 17 dos 51 parlamentares. São precisos dois terços. Ou seja: pelo menos 34. Ainda é pouco.

Não comenta

Procurado pelo Informe, Marcelo Crivella, por meio da assessoria de imprensa, disse que não comentaria “especulações”.

E agora?

Se deixar o cargo após a briga com o secretário Cesar Benjamin (Educação), Paulo Messina (Casa Civil) deverá dar lugar ao vereador Dr. Jairinho (MDB). É essa a opção que a base governista deu a Crivella.

Zito malandro

Quarto lugar na eleição para prefeito em Duque de Caxias, em 2016, José Camilo Zito continua sendo raposa. Ele decidiu apoiar Eduardo Paes (DEM) para governador. E pôs a filha, Andreia Zito, para pedir votos a Indio da Costa (PSD).

Ressaca

Dos principais pré-candidatos à Presidência, apenas Marina Silva (Rede) lamentou a eliminação do Brasil nas redes sociais.

Internado

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), foi internado no Hospital Quinta D´Or. Teve uma indisposição.

Amigo da criança

Seis meses após salvar o bebê Antônio (a mãe gestante foi baleada em Belford Roxo, lembra?), a Maternidade Mariana Bulhões manteve, pela quinta vez, o título de Hospital Amigo da Criança, selo do Ministério da Saúde. 

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias