Cartaz do Disque-Denúncia oferecendo recompensa de R$ 2 mil por Miga, antes de o vereador se entregar à polícia - divulgação
Cartaz do Disque-Denúncia oferecendo recompensa de R$ 2 mil por Miga, antes de o vereador se entregar à políciadivulgação
Por PAULO CAPPELLI

Não é só Lula (PT) que, mesmo preso, quer ser candidato. Lembra-se de Miga, o presidente da Câmara de Japeri que, junto com o prefeito, foi preso em julho sob acusação de envolvimento com o tráfico? Pois é, o vereador do PP foi inscrito por seu partido no site do Tribunal Superior Eleitoral para disputar a eleição para deputado estadual. Batizado Wesley George de Oliveira, Miga chegou a ficar três dias foragido e teve recompensa divulgada pelo Disque-Denúncia.

O primeiro na TV

Sobre o debate da Band ao governo do Rio, algumas observações sobre a postura dos candidatos.

Romário (Podemos)

Seu gol foi lembrar à adversária Marcia Tiburi que há, sim, um candidato negro: ele. Em sua estreia em debates, deixou o nervosismo transparecer ao falar sobre temas que não domina. Foi envolvido por Eduardo Paes em pergunta sobre a dívida ativa do estado e mostrou as travas da chuteira dizendo que não entende de economia mas que "tem moral" para tomar as medidas necessárias. Poupado pelos demais, foi discreto, o que não é de todo ruim para quem lidera as pesquisas.

Eduardo Paes (DEM)

Tentou transmitir autoconfiança e insistiu que a experiência na prefeitura o credencia para o governo. Atrás de Romário nas pesquisas, voltou a mira para o ex-jogador e explorou o pouco conhecimento do adversário sobre economia. "O momento não é para amadores", disse. Tentou se desvincular de Cabral e Pezão, criticando a "roubalheira" e dizendo que fará um governo "bem diferente desse que tá aí".

Anthony Garotinho (PRP)

Ultra-agressivo nas críticas a Paes. Por meio de pedidos de direito de resposta, protagonizou o momento agudo do debate com o ex-prefeito do Rio. Mais experiente dos debatedores, o ex-governador soube explorar bem marcas de sua gestão, como os restaurantes populares.

Indio da Costa (PSD)

Único que concorreu à prefeitura em 2016, exibiu segurança. Para atacar Paes, chegou a fazer dobrada com Garotinho, de quem também é crítico voraz. Além da relação com Cabral, a dupla abordou a suposta falta de dinheiro com a qual o ex-prefeito teria deixado os cofres do Rio.

Marcia Tiburi (PT)

Inteligente e... perdida. A filósofa gaúcha foi escolhida às pressas para substituir Celso Amorim e mostrou que pouco entende de Rio de Janeiro. Numa linguagem típica de São Paulo, onde mora, usou "periferia" para se referir ao subúrbio e à Baixada. Preocupou-se menos em apresentar propostas e mais em sublinhar bandeiras nacionais do PT, como o direito de Lula se candidatar.

Tarcísio Motta (Psol)

Surpresa no debate de 2014, manteve a usual contundência e oratória. Criticou Paes e Garotinho. Repetiu o discurso contra a "máfia da velha política".

Pedro Fernandes (PDT)

Dos estreantes, o que se saiu melhor. Nervoso no começo, suas falas soavam decoradas. Reforçou o histórico de seu partido com a Educação e acertou ao dizer que buscará diálogo com o futuro presidente da República. A promessa de construir 500 escolas, porém, virou piada entre os demais candidatos.

Wilson Witzel (PSC)

Tem algumas propostas, mas lhe falta tempero. Desconhecido do grande público, precisa arriscar mais.

Você pode gostar
Comentários