Governador eleito Wilson Witzel - Alexandre Brum / Agencia O Dia
Governador eleito Wilson WitzelAlexandre Brum / Agencia O Dia
Por CÁSSIO BRUNO

As primeiras atuações do grupo de articulação política do governador eleito do Rio, Wilson Witzel (PSC), demonstraram falta de habilidade na relação com deputados da Assembleia Legislativa (Alerj). Enquanto Witzel se preocupa em conhecer novas tecnologias de segurança em Israel, a turma aqui não conseguiu expressar força em votações na última semana.

Foram escalados por Witzel: Cláudio Castro (PSC), vice-governador eleito, e os futuros secretários Gutemberg de Paula Fonseca (Governo) e Lucas Tristão (Desenvolvimento Econômico), além do deputado eleito Márcio Pacheco (PSC), indicado para disputar a Presidência da Casa.

Nem com ajuda

A derrubada do veto que permitia a privatização da Cedae foi um exemplo. Nem com a ajuda e a paciência dos experientes parlamentares Pedro Fernandes e André Ceciliano (PT) o quarteto obteve sucesso.

Explico

O assunto faz parte da lei que criou o Programa de Refinanciamento de Dívidas do ICMS (Refis). O governador Pezão sancionou, mas vetou o fim da privatização por temer a exclusão do Regime de Recuperação Fiscal firmado com a União.

Pressão

Uma reunião de líderes dos partidos fechou acordo para derrubar o veto após Witzel ceder à pressão dos deputados oposicionistas mirando na desobstrução da pauta de votações.

Fundo

Witzel precisa que a Alerj discuta, ainda este ano, a renovação do Fundo de Combate à Pobreza e da calamidade pública financeira no Estado. Mas sua equipe bate cabeça.

Outro lado

Cláudio Castro minimizou: "Nosso governo ainda não começou. O governador vai nomear um articulador (político). Mas mesmo se antecipasse (a nomeação), o resultado não seria diferente. Hoje, o Rio está prestes a sair do regime de recuperação fiscal".

2020 é logo ali

A empresa Mega Engenharia venceu a concorrência para fazer obras de melhorias em 50 moradias no Morro da Providência. Valor: R$ 2,3 milhões. Faz parte do programa Cimento Social do prefeito Crivella (PRB).

Lembra?

Em 2008, as obras na Providência foram embargadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) por terem beneficiado Crivella, então pré-candidato ao cargo que ocupa hoje.

A guerra do IPTU

O deputado Luiz Paulo (PSDB) ingressou no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ação contra o aumento do IPTU no Rio. "Em 2019, será reajustado em mais 50%", alerta.

Código de obras

Tem gente com medo da votação, na Câmara, do novo Código de Obras da Prefeitura do Rio. Se aprovado, a preocupação é com a alteração dos limites para construções, podendo, em alguns casos, estimular a especulação imobiliária e prejudicar imóveis antigos.

Alerta nos trilhos

A Supervia inicia amanhã campanha nos cruzamentos dos trilhos para orientar a população sobre acidentes.

Desrespeito

Este ano, 31 motoristas bateram nos trens por desrespeito à sinalização.

Você pode gostar
Comentários