Carro da PM fica quebrado e policiais usam fuzil para segurar o capô - Reprodução WhatsApp
Carro da PM fica quebrado e policiais usam fuzil para segurar o capôReprodução WhatsApp
Por CÁSSIO BRUNO

Rio - Responsável pela transição na área de segurança entre os governos de Luiz Fernando Pezão e Wilson Witzel, o engenheiro Roberto Motta conta à Coluna o que mais o chamou a atenção durante ao trabalho: "impressiona a quantidade de territórios ocupados por criminosos, onde a Constituição brasileira não tem valor algum", revela.

Roberto preparou um relatório confidencial para Witzel no qual descrevia em detalhes o sucateamento das polícias Civil e Militar, como viaturas em estado precário, falta de coletes à prova de balas e a situação catastrófica dos institutos de perícia técnica. "Policiais precisavam comprar equipamentos de proteção do seu próprio bolso", diz.

O desafio

Para Roberto Motta, o maior desafio de Witzel será melhorar as condições de trabalho aos policiais e ampliar o sistema prisional. "Fizemos um levantamento completo da estrutura da Secretaria de Segurança, analisando suas atividades, funções, sistemas críticos e os principais contratos", afirma.

O suplente

Roberto Motta é mestre em gestão. Está na suplência de deputado federal pelo PSC, mas ajudou a fundar o Partido Novo. Teve 17.089 votos e é ex-consultor do Banco Mundial, em Washington.

Exoneração

Promessa de campanha do governador, a Secretaria de Segurança Pública seria extinta apenas em julho, mas Witzel antecipou. Roberto, então, foi exonerado do cargo de secretário Executivo da pasta. Hoje, ele é assessor especial do governo.

Sem policiamento

Moradores do Grajaú, na Zona Norte, protestam nas redes sociais pela falta de policiamento no bairro. Alegam que só há PMs na Rua Professor Valadares, onde mora Witzel. No Facebook, o grupo está identificado como "Sou Grajaú-RJ"

Outro lado

Até o fechamento desta edição, a Polícia Militar não respondeu a Coluna.

Sai que é tua!

Numa pelada realizada sexta-feira, no campo do CFZ, na Barra, Witzel jogou de... goleiro! O time do governador empatou com o do vice-governador Cláudio Castro. As equipes eram formadas também por convidados da prefeitura e vereadores.

Rio 40 graus

A Agetransp fez uma fiscalização nos transportes para identificar falhas no sistema de refrigeração. O metrô teve o pior resultado. Das 612 medições, 384 registraram temperatura de até 26 graus, limite aceitável pela Anvisa. Ou seja: apenas 62,7% de eficiência.

Segue...

Nas barcas, foram 162 medições. Em 150, a temperatura estava no padrão, com eficiência de 92,5%. Já nos trens, das 701, 602 eram aceitáveis, com nível de 85,8%.

Merenda nota zero

Em 26 de maio de 2018, a Coluna revelou que a C.W Carvalho Comércio de Alimentos assinou três contratos de quase R$ 4 milhões com a prefeitura de Japeri para fornecer merenda. A empresa foi criada 12 dias após o prefeito Carlos Moraes (PP), hoje preso, assumir.

Pois bem...

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) encontrou superfaturamento em 13 produtos que iam para os pratos dos alunos.

Você pode gostar