O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, do PRB - Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio.
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, do PRBEdvaldo Reis / Prefeitura do Rio.
Por CÁSSIO BRUNO

Autor do pedido de impeachment na Câmara do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), o fiscal do município Fernando Lyra entrou com ação popular na 6ª Vara de Fazenda Pública. Ele pede o afastamento de Crivella e de mais seis servidores pelo uso de dinheiro público para fazer autopromoção do bispo licenciado da Universal, que pretende concorrer à reeleição, em 2020. Baseada no artigo 37 da Constituição, a denúncia afirma que as irregularidades ocorreram nos canais de comunicação da prefeitura: site, Diário Oficial e mídias digitais. Lyra pede multa de até R$ 50 mil para cada publicidade proibida.

DENÚNCIA CITA USO DA CENTRAL 1746

Os outros réus são: Paulo Messina (ex-chefe da Casa Civil e vereador), Daniel Pereira (subsecretário de Comunicação), Roberto Pereira (diretor-presidente da Imprensa Oficial), Tatiana Mendes (comandante da Guarda Municipal), Paulo César Amêndola (secretario de Ordem Pública) e Guilherme Avzaradel (assessor técnico de Novas Mídias Digitais). Na denúncia, Fernando Lyra cita O DIA, que revelou, no Informe do Dia, o uso da central 1746 para organizar agendas para Crivella de eventos em clima de campanha eleitoral.

PREFEITURA SÓ NÃO DEMOLIA OS PRÉDIOS

Apesar de alegar falta de segurança, a prefeitura era presença constante na Muzema, como revela o perfil da Associação de Moradores nas redes sociais. E vice-versa. Em 27 de março, 14 dias antes dos desabamentos, o secretário de Infraestrutura, Sebastião Bruno, se encontrou (foto acima) com o presidente da entidade Marcelo Diniz Anastácio, suspeito de ser ligado a Jorge Alberto Moreth, o Beto Bomba, um dos acusados de chefiar a milícia de Rio das Pedras.

CÂMARA DE CAXIAS SEM TRANSPARÊNCIA

A Câmara de Vereadores de Duque de Caxias abriu processos de licitação este mês para prestação de serviço de limpeza, fornecimento de material de informática e a instalação de... um elevador panorâmico! Mas, acredite, o presidente da Casa, Sandro Lélis (PSL), não disponibilizou os editais no Portal da Transparência. Ou seja: a empresa que quiser participar não tem acesso a informações básicas como os valores das concorrências.

SEM INDICAÇÃO DE ROMÁRIO E CUNHA

Indicado do senador Romário (Podemos), Julio Andrade deixou a diretoria de Administração de Furnas. Como revelou a Coluna nesta terça-feira, o novo presidente será o engenheiro Luiz Carlos Ciocchi. Aliados de Eduardo Cunha (MDB) também saíram.

CEDAE É UMA MÃE PARA ALIADOS

O ex-deputado federal Dejorge Patrício (PRB) ganhou cargo na Cedae. É assessor especial da Presidência. Está nomeado na Diretoria do Interior, comandada por Carlos Henrique Coelho Braz, cujo pai é obreiro da igreja de Pastor Everaldo.

PASTOR AMIGO BENEFICIADO

Crivella só piora a relação com vereadores da base. Recentemente, visitou a Zona Oeste e levou o pastor da Universal Marcos Luciano, pré-candidato a vereador. Já o aliado do local ficou de escanteio.

ALERJ EM GUERRA COM FEDERAÇÃO

A Comissão Especial dos Esportes Olímpicos e de Alto Rendimento da Alerj, que tem poder de CPI, pedirá a quebra de sigilo fiscal da Federação de Futebol do Rio para ter acesso à caixa-preta da entidade.

ÁGUAS PASSADAS

Em palestra anteontem no Teatro Vannucci, o candidato derrotado à Presidência, Ciro Gomes (PDT), revelou ainda estar magoado com o PT por não tê-lo apoiado.

PICADINHO

A peça teatral "O Censor" estreia na sexta-feira e será apresentada em uma das salas de cinema do Estação Net Botafogo.

A rede Pensi e o Colégio Notre Dame, no Recreio, recebem doações para serem encaminhadas às vítimas das chuvas.

A Fecomércio promove dia 25 o "Como Fazer Negócios na Espanha". Vai expor oportunidades de negócios no país europeu.

 

SOBE

DICIONÁRIO DE FAVELAS

A Fiocruz lançou ontem o 'WikiFavelas' Marielle Franco. Iniciativa reúne informações sobre comunidades.

DESCE

MÁRCIO PACHECO

Deputado do PSC e líder do governo Witzel propôs uso de armas em plenário. Mas votação sobre porte foi cancelada.

Você pode gostar
Comentários