Roberta Moura assumiu como suplente na Câmara de Campos em 2017 - Reprodução/Internet
Roberta Moura assumiu como suplente na Câmara de Campos em 2017Reprodução/Internet
Por Maria Luisa de Melo

Nomeada no governo de Wilson Witzel desde o início do ano, Roberta Moura, envolvida na Operação Chequinho, extensa investigação que levou o ex-governador Anthony Garotinho à prisão, atuava como fiscal do Programa Rio Poupa Tempo até a data de sua condenação mais recente - 13 de maio. Cabe à função de fiscal, atestar, veja só, as faturas de cobrança dos serviços prestados pelas empresas concessionárias. Entre elas, a emissão de documentos. O valor do repasse às empresas está atrelado ao número de atendimentos comprovados nas faturas. Mas, quando a sentença de condenação a cinco anos e três meses de prisão saiu, Roberta perdeu tinta na caneta. Deixou de ser fiscal, mas foi nomeada assessora-chefe da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico.

Roberta geria os contratos do programa Cheque Cidadão durante o governo de Rosinha Garotinho, em Campos. O programa teria sido alvo de uso político pela família. Filiada ao PR, ela já atuou como suplente e foi candidata a vereadora em 2016. Mas acabou com seu diploma de suplente cassado depois de uma investigação judicial eleitoral apontar abuso de poder econômico. Procurada, a Secretaria de Desenvolvimento apenas confirmou que Roberta exerceu a função de fiscal até a data de sua condenação.

GRUPO DENUNCIA DIRETOR DA EMATER

A polêmica envolvendo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio (Emater) continua. O Fórum Estadual dos Engenheiros Agrônomos denunciou o diretor técnico da empresa, por exercício ilegal da profissão. Alegam que José Fernando Cirne, nomeado pelo secretário estadual de Agricultura, Eduardo Lopes (foto), não tem formação em Ciências Agrárias, exigência para o cargo. Já o órgão alega que a nomeação foi aprovada em Conselho.

CLUBE GANHARÁ REFORMA DO GOVERNO

Um ato do governador Wilson Witzel, publicado nesta semana, deixou a Zona Oeste em polvorosa. Ele autorizou a realização de obras de recuperação nas instalações do Campo Grande Futebol Clube. A parceria com a direção do clube prevê que sejam priorizados o estádio de futebol (Ítalo Del Cima) e o parque aquático. O Campo Grande foi o primeiro clube do Rio campeão da Série B do Brasileirão, em 1982. Na época, a competição ainda era chamada Taça de Prata.

A PRESIDÊNCIA DA DISCÓRDIA

O nome do engenheiro Bernardo Sarreta para a presidência da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa), anunciado com exclusividade pela coluna ontem, não tem sido ponto pacífico dentro do governo.

PRESSÃO POR ALIADO DE PICCIANI

Enquanto o secretário Lucas Tristão defende o nome de Sarreta, que já tem ido trabalhar, o atual presidente batalha contra. José Bismarck prefere o já conselheiro Sílvio Santos, ligado a Jorge Picciani (MDB), preso na Lava Jato.

DEBATE SOBRE COTAS RACIAIS
Depois da derrota acachapante do PSL com a não-instalação da CPI das Universidades, a Uerj debaterá, na segunda, um projeto de lei do deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) que visa suprimir as cotas raciais nas universidades estaduais.


ARMA DE MÉDICO É...BISTURI

O vereador Dr. Jorge Manaia (SD) esclarece que é capitão-médico da PM da reserva. Mas que nunca esteve armado na Câmara e confia na segurança da Casa. “Arma de cirurgião é bisturi, para salvar vidas”, brinca.
Publicidade
ALÔ, EMPRESAS!

O estado do Rio de Janeiro tem capacidade para inserir 86 mil jovens aprendizes no mercado. Mas só há vagas para 46 mil. O gargalo está nas empresas que não cumprem a Lei da Aprendizagem.
PICADINHO:
Publicidade
- A terceira edição do Sarau da Lira, no Selina Lapa Rio, é hoje. A programação começa às 16h. Gratuito.
- Hoje, Dia Mundial dos Oceanos, alunos da Escola Alemã Corcovado fazem limpeza coletiva na Praia de Ipanema, posto 10, 15h.
Publicidade
- O Shopping Jardim Guadalupe promove, hoje e amanhã, o Arraiá dos Namorados, no estacionamento. A entrada é gratuita.
SOBE - WILLIAN - Jogador foi convocado para a vaga de Neymar, lesionado na última partida, e será o camisa 10 da seleção na Copa América.

DESCE - PREFEITO DE PARATY - Carlos José Gama Miranda, o Casé (MDB), foi afastado do cargo após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).