Por Maria Luisa de Melo
Um projeto de decreto legislativo, protocolado na Alerj, na última quarta-feira (19), estabelece o reingresso automático de todos os policiais civis e militares expulsos entre 2007 e 2018 (período em que o estado foi governado por Cabral e Pezão), desde que tenham sido absolvidos pela Justiça. A proposta, que ainda está no início de sua tramitação, já está causando polêmica. Isso porque o retorno de policiais inocentados já é garantido pela Constituição estadual. Desde que o agente expulso pela corporação e inocentado pela Justiça faça o pedido de reingresso, através de seus advogados. Não caberia à Alerj legislar sobre o assunto.
CONSTITUIÇÃO JÁ PREVÊ REINGRESSO
Publicidade
Segundo um dos autores da proposta, Anderson Moraes (PSL), a aprovação do projeto acarretaria na reinserção de pelo menos 1 mil homens. Já para o também deputado Luiz Paulo (PSDB), trata-se de um decreto que, "nos seus fundamentos, é inconstitucional" e interfere no Executivo e no Judiciário. "Essa questão da reinserção dos policiais é analisada caso a caso na Justiça. Cada um deles tem uma história diferente", destaca. "Mais uma vez o PSL se ocupa de um tema apenas para chamar a atenção, ao invés de se ocupar com as grandes questões do estado". Entre os que assinam a proposta estão a bancada do PSL, além dos estaduais Bruno Dauaire (PSC), Rosenverg Reis (MDB), Subtenente Bernardo (Pros) e Marcos Muller (PHS).
CUNHADA DE ALANA PASSOS: 'NÃO FOI PROPOSITAL'
Publicidade
Depois de a Coluna publicar que o vídeo ao qual a deputada estadual Alana Passos (PSL) se referiu, em plenário, para falar sobre perseguição foi feito por sua própria cunhada, conversamos com a moça. Érika Ferreira contou que fez as imagens durante sua lua de mel, no Recreio. E flagrou, por acaso, a cunhada Alana, com sua filha de 8 anos. "Não foi proposital. Estava me despedindo do hotel onde ficamos, quando ela passou atrás", disse.
NEM TÃO FORA DO GOVERNO ASSIM
Publicidade
O Solidariedade diz que não faz parte da base do governador Wilson Witzel, mas os deputados estaduais do partido vêm empregando aliados no Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio (Ipem).
APROXIMAÇÃO SEM EXPOSIÇÃO
Publicidade
A bancada do Solidariedade na Alerj, composta por Rodrigo Bacellar, Vandro Família e Anderson Alexandre, vem dando as cartas. A indicação da executiva estadual é de que o grupo votará um ou outro projeto com o governo. Sem chamar atenção.
CLIMA QUENTE NA CONTROLADORIA
Publicidade
A apresentação do relatório sobre o impeachment do prefeito Marcelo Crivella (PRB) esquentou o clima na Controladoria do Município. Uma das responsabilizadas pelo documento é a controladora Márcia Andréa.
ELES NÃO ESQUECERAM
Publicidade
Técnicos ligados ao ex-prefeito Eduardo Paes comemoram o fato do nome de Márcia estar no olho do furacão. Eles a responsabilizam pela auditoria que colocou a administração anterior na berlinda, em 2016, por conta de empenhos cancelados.
UMA CASA FLUTUANTE NA BARRA
Publicidade
Uma nova moradia instalada na Lagoa de Marapendi, atrás do Barra Point vem chamando a atenção de quem passa por ali. O dono da casinha flutuante não é conhecido nas redondezas. O que se sabe é que existe um banheiro e uma espécie de churrasqueira, para cozinhar no melhor estilo a céu aberto. E os rejeitos do banheiro, são despejados nas já sacrificadas águas da lagoa?
PORTO QUASE MARAVILHA
Publicidade
Três casas foram assaltadas esta semana, no Morro da Conceição, na Zona Portuária, deixando a população local assustada. Alô, Polícia Militar!
PICADINHO:
Publicidade
- A Biblioteca Annita Porto Martins promove o I Concurso de Cordel. Os textos devem ser entregues na recepção da biblioteca até dia 28.
- O 'Arraiá de Ipanema' será de hoje até domingo. Na Praça Nossa Senhora da Paz.
Publicidade
- Domingo, acontece a Roda de Samba do Cacique de Ramos, às 17h. Entrada franca.