O senador Romário, do PodemosMaíra Coelho
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - O senador Romário Faria, presidente estadual do Podemos, almoça nesta quinta-feira, às 13h, no Palácio da Cidade, em Botafogo, com o prefeito Marcelo Crivella (PRB). O ex-jogador de futebol anunciará ao aliado o repasse R$ 5 milhões de emendas parlamentares à Secretaria municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, criada por Crivella especialmente para abrigar a turma de Romário, de olho na eleição do ano que vem. A pasta é comandada por Marco San, secretário-geral do Podemos. O dinheiro será para projetos sociais. Romário participará dos eventos e terá no palanque... Crivella, pré-candidato à reeleição.

DE PROVÁVEL CANDIDATO A CABO ELEITORAL

Considerado um dos favoritos na eleição para governador do Rio de 2018, Romário não conseguiu nem mesmo ir para o segundo turno, disputado entre o ex-juiz Wilson Witzel (PSC) e o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM). O senador se reaproximou de Crivella em maio deste ano. Antes, o parlamentar havia declarado ser pré-candidato a prefeito em 2020, mas desistiu da ideia (pelo menos por enquanto) devido ao acordo feito com o prefeito. Em 2016, Romário o apoiou e se arrependeu: “Eu apoiei esse idiota”, declarou dois anos depois.

COM EVANGÉLICOS, MAS FORA DA AGENDA

Em busca da reeleição, Crivella participou ontem de manhã de um encontro de pastores da Convenção das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira (CONAMAD). A ida do prefeito ao evento, que reúne as principais lideranças evangélicas, não estava prevista na agenda oficial. Crivella posou para fotos no templo comandado pela família do pastor Manoel Ferreira.

DEPUTADOS DE MALA E CUIA PARA O PSC

O senador Flávio Bolsonaro, presidente estadual do PSL, não sabia e também não autorizou que a deputada federal Major Fabiana Silva assumisse a Secretaria de Vitimização e Pessoas com Deficiência do governo Wilson Witzel. Aliás, a parlamentar, o namorado, deputado estadual Filippe Poubel, e o também deputado Coronel Salema, todos do PSL, estão seguindo para o PSC. Os três são PMs.

SECRETÁRIA ANTECIPOU SAÍDA

Mariana Ribas, escolhida do PSDB para ser candidata à Prefeitura do Rio, iria deixar o comando da Secretaria de Cultura de Crivella só em setembro. Mas antecipou porque não concordou com um pedido do prefeito.

O MOTIVO PARA DEIXAR PREFEITO

Crivella queria que Mariana Ribas preparasse um dossiê sobre o Museu do Amanhã. O objetivo era o de encontrar possíveis irregularidades na parceria do museu com a Fundação Roberto Marinho, ligada ao Grupo Globo

FILIAÇÃO FOI NA SEGUNDA-FEIRA

A ex-secretária municipal de Cultura se filiou ao PSDB na última segunda-feira. Foi apresentada a Paulo Marinho, presidente estadual do Partido, por um amigo em comum há dois meses, caindo na graças dos tucanos.

EX-GOVERNADORA VEM AO RIO

A ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, se juntará à campanha de Mariana Ribas para a prefeitura. Yeda é presidente do PDSB Mulher. O lançamento ofi cial será em 10 de setembro.

TROCA-TROCA

O Solidariedade largou na frente para indicar o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Como a Coluna antecipou ontem, Eduardo Lopes (PRB) está de saída.

PICADINHO

O Adegão Português de Ipanema receberá a primeira edição do ‘Pais com Atitude’. Hoje, a partir das 18h30.

Hoje, o Espetto Carioca inaugura unidade no Caxias Shopping, na Baixada Fluminense.

De amanhã ao dia 11, será realizado o ‘Partage Beer Fest’, no Jardim do Partage Shopping São Gonçalo. Entrada gratuita.

SOBE

LEANDRO VIEIRA

O carnavalesco assumiu o carnaval da Imperatriz Leopoldinense para 2020. Ele já assina o desfile da Mangueira.

DESCE

ADRIANA ANCELMO

Segundo Ministério Público Federal, escritório da ex-primeira dama lavou R$ 3,1 milhões para esquema de Sérgio Cabral.