O deputado Jorge Felippe Neto e a esposa Mariana Vasques NogueiraReprodução do Facebook
Por CÁSSIO BRUNO
Publicado 13/08/2019 04:30 | Atualizado 13/08/2019 08:26
RIO - A advogada Mariana Vasques Nogueira Felippe, conhecida como Mari, esposa do deputado estadual Jorge Felippe Neto (PSD), foi exonerada. A portaria é do último dia 8, mas a publicação no Diário Oficial só ocorreu nesta segunda-feira. Ela era assessora jurídica da Presidência da Imprensa Oficial, do governo do estado, que publica atos de Wilson Witzel (PSC). A Coluna revelou o caso em 9 de maio. Mari tinha salário de R$ 8.857,39 (bruto). A demissão, segundo nota do órgão, “ocorreu porque seus serviços prestados não atendiam mais às necessidades”. O parlamentar e Mari não quiseram comentar o assunto.

PARLAMENTAR É DA BASE DE APOIO NA ALERJ

A exoneração de Mariana Vasques Nogueira Felippe foi assinada pelo presidente da Imprensa Oficial, José Cláudio Cardoso Ururahy. Mari exercia o cargo de confiança de assessora jurídica desde 2017 ainda na gestão de Luiz Fernando Pezão (MDB) e foi mantida por Witzel. Jorge Felippe Neto é da base de apoio do governador na Alerj. O deputado, corregedor da Assembleia, pretende disputar uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), onde conselheiros foram afastados por suspeita de corrupção.  A assessoria de imprensa de Neto, no entanto, informa que a próxima vaga no TCE-RJ será apenas em 2022 e a idade mínima, segundo a Constituição, é de 35 anos. Ele tem 26. 

TRISTÃO SENTA NA CADEIRA DA CPI DO GÁS

Lucas Tristão, secretário de Desenvolvimento Econômico, até tentou não ir, mas sentou-se ontem na cadeira da CPI do Gás da Alerj. De frente para o desafeto Max Lemos (MDB), presidente da comissão, disse que o governo é “refém do Regime de Recuperação Fiscal” firmado com a União. Tristão afirmou não concordar com cláusulas do acordo. Dia 1º, a Coluna mostrou que o regime pode pôr a pá de cal na relação entre Bolsonaro e Witzel. Ambos querem concorrer à Presidência em 2022. O governador ameaça ir à Justiça caso não haja renegociação.

EX-DEPUTADO SERÁ NOMEADO ATÉ SEXTA

O ex-deputado federal Alexandre Valle será nomeado presidente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RJ) até a próxima sexta-feira. Nesta terça-feira, ele irá ao Palácio Guanabara acertar detalhes. Ontem, Valle negou ser dono de postos de combustíveis, como foi publicado na Coluna no último domingo. “Nunca fui proprietário. Nem ninguém da minha família. Não é o nosso ramo empresarial”, ressaltou. Ele é indicação do Solidariedade.

SEM LICITAÇÃO ATÉ QUANDO?

A Prefeitura do Rio publicou ontem no Diário Oficial mais um contrato emergencial com a Datamétrica Teleatendimento S/A, responsável pela operação da Central 1746. O valor? R$ 6,9 milhões por seis meses. É pelo menos o quarto neste regime.

ENTRE ELEIÇÃO E VIOLÊNCIA

O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (MDB), tem dificuldade de encontrar um pré-candidato para sucedê-lo. O plano de lançar a esposa, Celia Jordão (PRP), não é garantido. A cidade está refém de bandidos.

NO RIO DEPOIS DA POLÊMICA

Ameaçada de expulsão do PDT por apoiar a Reforma da Previdência, a deputada federal Tabata Amaral vem ao Rio na sexta. Participa de um evento de educação com o deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB). Também visitará a Alerj.

NÃO SERÁ CABO ELEITORAL DE PAES

Ex-secretário de Trabalho de Eduardo Paes (DEM), Augusto Ribeiro diz que pedirá votos para a deputada Martha Rocha, pré-candidata à Prefeitura do Rio pelo PDT, partido do qual ele é presidente municipal.

VIVA JOÃO!

O cantor e compositor João Gilberto, morto em 6 de julho, pode virar nome de rua ou de praça no Rio. Há um projeto de lei, do vereador Fernando William (PDT), tramitando.

PICADINHO

Começa hoje, às 18h30, o ‘Seminário Cultural Carioca 2019’, no auditório da ESPM. Na Rua do Rosário, 90, no Centro do Rio. Gratuito.

Hoje, das 9h30 às 17h30, acontece a ‘Jornada Científica do Museu Casa de Rui Barbosa’. Entrada franca.

A exposição ‘ArtSonica Residência Artística’ está no Oi Futuro Flamengo. De graça.

SOBE

BRASIL NO PAN

Foi a melhor participação na história, com o maior número de ouros: 55. Um deles, da carioca Rafaela Silva.

DESCE

NEYMAR

Brasileiro foi xingado pelos torcedores na estreia do Paris Saint-Germain no Campeonato Francês.