Prefeito Marcelo Crivella  - Daniel Castelo Branco
Prefeito Marcelo Crivella Daniel Castelo Branco
Por CÁSSIO BRUNO
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), e sua equipe comemoraram, nesta sexta-feira, a repercussão da polêmica envolvendo o recolhimento do gibi “Vingadores - A Cruzada Das Crianças” na Bienal do Livro. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Crivella argumentou que a história em quadrinhos “traz conteúdo sexual para menores”. Agentes da Secretaria de Ordem Pública chegaram até a fazer uma operação no evento. Na avaliação do núcleo duro de Crivella, a atitude reforça o discurso conservador que elegeu o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o governador Wilson Witzel (PSC). Crivella é pré-candidato à reeleição.

PESQUISAS SOBRE PREFEITO DISPARARAM

Crivella teve o apoio, principalmente, de sua coordenação informal da campanha. Além disso, bispos da Igreja Universal do Reino de Deus, que ocupam cargos na prefeitura, também estavam eufóricos com a estratégia visando a eleição de 2020. Um dos mais entusiasmados era João Mendes de Jesus, secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. No Google, a repercussão foi imediata. Termos como “Crivella bienal”, “Crivella vingadores” e “Crivella HQ” dispararam nas pesquisas.

A EXPANSÃO ELEITORAL DA FAMÍLIA REIS

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), quer expandir o poder da família. Ele pretende lançar a irmã Jane Reis, que é empresária, como candidata na cidade vizinha Magé. Ainda sem partido, Jane não é muito fã da ideia, mas já mudou o domicílio eleitoral. Washington fez, inclusive, até pesquisa de intenção de votos no município, um dia dominado pelos Cozzolino. O prefeito, aliás, tem outros dois irmãos eleitos deputados: Rosenverg Reis (estadual) e Gutemberg Reis (federal), ambos do MDB.

DISCUSSÃO APÓS EVENTO EM CAXIAS

E por falar nele... Washington Reis (foto), que tentará a reeleição, quase foi às vias de fato ontem com o deputado estadual Marcelo do Seu Dino (PSL), pré-candidato a prefeito em Duque de Caxias. Os dois participaram de uma inauguração, no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. No discurso, o governador Wilson Witzel ignorou Reis, mas citou o parlamentar. Foi a deixa para Seu Dino provocar o rival e iniciarem a discussão após o evento.

A MAROLINHA VINDO DO AP

Nesta sexta-feira, Witzel chamou um manifestante de maconheiro. Mas... moradores de um condomínio, na Barra, reclamam da “maresia” vinda de um apartamento, no primeiro andar do prédio. No local, mora um de seus mais fiéis apoiadores.

SECRETÁRIO TENTOU AGRADAR

Crivella deu bolo, quinta-feira, em Felipe Michel, secretário municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos. O prefeito faltou a um evento da terceira idade, na Portela, promovido pelo subordinado.

ERA ESTUDANTE DO PRÓPRIO MP

Cláudio Silva dos Santos, agente penitenciário identificado pelo Ministério Público como autor de ameaça de morte ao promotor André Guilherme Tavares é, veja só, aluno da... Fundação Escola Superior do MP (Femperj).

PRESSÃO PARA TRANSFERÊNCIA

Em 7 de agosto, O DIA revelou que Cláudio queria que a gravação chegasse a Tavares para que ele se sentisse intimidado e não se opusesse à transferência de ex-PMs que cumpriam pena em Bangu.

BONDADE PARTIDÁRIA

A Alerj terá de explicar ao MP por que doou R$ 28,5 mil ao PTB. Um inquérito foi aberto por ato de improbidade administrativa e lesão ao erário, entre outros crimes.

PICADINHO

A 4ª edição do ‘Mercado Fundição Sustentável - Feira de Cultura e Agroecologia’ é hoje, das 11h às 19h, na Fundição Progresso.

Hoje, às 15h, acontece a abertura da exposição ‘Quem sobe essa escada?’, na Casa da Escada Colorida.

A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica fará apresentação amanhã, às 17h, no Carioca Shopping. Entrada gratuita.

DESCE

INDIO DA COSTA

Ex-deputado foi preso. Ele é alvo de investigação sobre esquema que causou prejuízo de R$ 13 milhões aos Correios.

DESCE

MARCINHO BOMBEIRO

Presidente da Câmara Municipal de Belford Roxo foi denunciado pelo Ministério Público por duplo homicídio.