MP investiga programa de reconhecimento facial do governo do Rio

Projeto permitem identificar pessoas foragidas da Justiça

Por CÁSSIO BRUNO

Policial acompanha imagens das câmeras em ruas de Copacabana
Policial acompanha imagens das câmeras em ruas de Copacabana -
RIO - A 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania do Ministério Público do Rio instaurou inquérito para investigar o programa de reconhecimento facial do governo do estado. O projeto é desenvolvido por meio de câmeras de trânsito e de segurança instaladas nas ruas e que permitem identificar pessoas foragidas da Justiça. Segundo o MP, a apuração quer saber se há, entre outras coisas, “violação do direito fundamental à privacidade” e a “utilização das imagens para fins comerciais e publicitários”. A ação da promotoria foi aberta em 30 de agosto, com o número 2019.00839812.

MULHER FOI DETIDA PELA PM POR ENGANO

Em 10 de julho, a repórter de O Dia Bruna Fantti revelou falhas no sistema. Em uma delas, uma mulher foi levada por engano para a delegacia apontada como assassina. A foragida que os policias procuravam era outra pessoa condenada por homicídio e ocultação de cadáver. Apesar de já ter ajudado a PM a encontrar foragidos, o programa recebeu críticas de autoridades da Justiça e de moradores. O projeto teve início em Copacabana e no Maracanã. A tecnologia é da empresa chinesa Huawei. Houve erro também durante o Carnaval.

A ELEIÇÃO DO SECRETÁRIO DE WITZEL

Braço-direito do governador Wilson Witzel (PSC), o secretário de Governo, Cleiton Rodrigues, vai pôr em prática o seu primeiro projeto de poder: lançar a mulher, Lindalva Rodrigues, candidata a vereadora em Nova Iguaçu pelo PSC. Ontem, o casal se reuniu com lideranças políticas da cidade da Baixada Fluminense. Nas redes sociais, um dos presentes afirmou que a reunião serviu para “discutir projetos” para o município. No fim, pôs a hastag #LindalvaRodriguesvereadora2020.

TEM GENTE DO MDB NO NINHO TUCANO

Os deputados estaduais Márcio Canella e Max Lemos, ambos do MDB, se encontraram ontem com o governador de São Paulo, João Doria, antes do evento em que o PSDB apresentou pré-candidatos a prefeito em todo o estado. A reunião reservada ocorreu em um hotel em Copacabana. Insatisfeita com o MDB, a dupla não descarta ir para o ninho dos tucanos. Max, que quer concorrer à Prefeitura de Nova Iguaçu, namora o PDT.

DIÁRIAS ATÉ PARA OS ASSESSORES

Em mais uma alteração no ato que institui a verba de gabinete, a Mesa Diretora da Alerj, veja só, passou a autorizar... o uso da cota para pagar diárias de viagens para assessores dos deputados!

COM O NOSSO DINHEIRO

Atualmente, cada parlamentar da Assembleia do Rio tem R$ 26,8 mil mensais para custear despesas. Desse valor, 20% (ou seja: R$ 5.360) podem ser usados para pagar gastos nas viagens, a serviço, fora do estado.

DEPENDERÁ DA ELEIÇÃO DE 2020

Como antecipou a Coluna, o PRB de Crivella será escanteado da Secretaria de Agricultura de Witzel, entregue ao PP. A permanência do partido em outra secretaria do governo, porém, ainda não é garantida.

IDAS E VINDAS DE ZAMITH

Não foi a primeira vez que o ex-secretário José Luis Zamith saiu do núcleo duro de Witzel. Ele abandonou a campanha após brigar com Marcelo Lopes, hoje Procurador do Estado. Retornou no fim do segundo turno

TROCA-TROCA PARTIDÁRIO

O deputado estadual Giovani Ratinho, hoje no PTC, está pronto para desembarcar no Pros, comandado pela deputada federal Clarissa Garotinho.

PICADINHO

O Festival ‘Visões Periféricas’ chega ao seu último dia no CCBB. O evento acontece hoje, das 14h às 19h, com entrada gratuita.

Também hoje acontece o espetáculo ‘O Pequeno Príncipe Preto’, com apresentação no Sesi Jacarepaguá, às 17h.

Inaugura amanhã, às 18h, o Cineclube da Fundação Leonel Brizola, com a exibição do filme ‘Legalidade’, com Glória Pires.

DESCE

DANIEL SILVEIRA

Deputado do PSL propôs projeto de lei para criar o “Dia Nacional em memória das vítimas do comunismo no Brasil”.

DESCE

RODRIGO JANOT

O ex-procurador-geral da República revelou que foi armado ao STF para assassinar o ministro Gilmar Mendes.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários