Leo Vieira (PRTB)Rafael Wallace/Alerj
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - Os deputados do PSL ainda nem saíram do governo e já tem parlamentar na cobiça pelo primeiro escalão. Um deles é Leo Vieira, hoje no PRTB, mas que, em breve, embarcará no PSC de Wilson Witzel. Leo mira a secretaria do xará Leonardo Rodrigues (PSL), que comanda a pasta de Ciência e Tecnologia e órgãos importantes, como a Faetec. Leo Vieira é líder de um grupo de deputados na Alerj. Quer se fortalecer porque é pré-candidato a prefeito em São João de Meriti, na Baixada, onde, com apoio de Witzel, concorrerá contra o deputado federal Professor Joziel, do PSL dos Bolsonaro.

O FUTURO DOS DOIS SECRETÁRIOS DE WITZEL

O secretário Leonardo Rodrigues, no entanto, não pretende deixar o cargo. E mais: pode abandonar o PSL e seguir para o... PSC, de Witzel! Vale lembrar que ele é pré-candidato a prefeito de Mesquita, também na Baixada Fluminense. Desde o início do governo, em reuniões com subordinados e deputados, o governador sempre afirmava que Leonardo era, sim, cota do PSL. Por outro lado, Major Fabiana, secretária de Vitimização e Amparo a Pessoas com Deficiência, deixará o Palácio Guanabara.

A DECISÃO DE FLAVIO E O EFEITO DOMINÓ

Líder da bancada do PSL e com cargos no governo Witzel, Dr. Serginho ficou irritado com a decisão do senador Flavio Bolsonaro, após Witzel confirmar ser candidato a presidente contra seu pai, em 2022. O deputado conversará com Flavio para minimizar os estragos. Principalmente o seu projeto pessoal de ser prefeito de Cabo Frio, na Região dos Lagos. Ele planejava ser candidato com o apoio de Witzel e da máquina estadual. A ideia era dar a vaga de vice para um indicado do PSC.

DOS SALÁRIOS DIRETO PARA OS SERVIÇOS

Marcelo Crivella (PRB), pré-candidato à reeleição, cancelou R$ 76,6 milhões da previsão de gastos com pessoal da Comlurb, da Procuradoria e da Secretaria de Fazenda. O dinheiro pagará serviços que rendem votos, como podas de árvore e limpeza de ruas. “Pode faltar para pagar o 13º”, diz a vereadora Teresa Bergher (PSDB). A prefeitura informa que não há risco de atrasos salariais e que transferências são comuns.

A ESTRATÉGIA DAS VOTAÇÕES

O deputado do PSL que pensa em votar com Witzel e a desculpa de “estar a favor de interesses do Rio” pode desistir do plano. Flávio Bolsonaro usará a lei partidária ao pé da letra, na chamada “questão fechada”.

DEPUTADOS ENGESSADOS

A tal ‘questão fechada’ é o seguinte: os parlamentares terão de votar de acordo com o que a direção do PSL decidir. Ou seja: a estratégia engessa a bancada. A legenda irá à Justiça pedir o mandato de quem não cumprir.

CUNHA E SEUS ENSINAMENTOS

A insistência de alguns deputados do PSL em manterem seus cargos no governo lembra o grupo liderado pelo ex-deputado Eduardo Cunha (MDB): dizia que ia tirar indicados da gestão Dilma (PT) e não cumpria.

TUDO CONTRA A REELEIÇÃO

Para impedir a reeleição do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), o ex-prefeito José Camilo Zito (PDT) ensaia dobradinha com o ex-deputado estadual Dica (PL), outrora adversário.

CUSTO MILIONÁRIO

A Câmara do Rio fará licitação, dia 26, para contratar empresa que ficará responsável pela manutenção do prédio da Casa. Valor estimado: R$ 1,6 milhão por 12 meses.

PICADINHO

O ‘Polo da Praça’ oferece atividades gratuitas musicais, gastronômicas e esportivas, no sábado, na Praça do Lido, às 10h.

Furnas abre inscrições para instituições participarem do Programa Social 2019. Informações: www.furnas.prosas.com.br.

No Dia Mundial da Limpeza, a Marinha faz sábado maratona de coleta de lixo nas praias de Copacabana, às 8h, e na Barra, às 9h.

DESCE

FLORDELIS

Deputada federal do PSD sofreu busca e apreensão da polícia no caso da morte do pastor Anderson do Carmo.

DESCE

DOMINGOS BRAZÃO

Conselheiro afastado do TCE -RJ foi denunciado pela PGR. É suspeito na morte da vereadora Marielle Franco (PSOL).