Maia contraria Paes e fica com Witzel

Maia quis atender os nove prefeitos do DEM que tentarão a reeleição e reivindicaram investimentos em obras nos municípios ao longo do ano eleitoral

Por CÁSSIO BRUNO

Rodrigo Maia atendeu a prefeitos do partido que disputarão a reeleição
Rodrigo Maia atendeu a prefeitos do partido que disputarão a reeleição -

O DEM oficializou a entrada no governo Wilson Witzel. O presidente da Juventude do partido, Bruno Kazuhiro, foi nomeado o novo secretário de Infraestrutura e Obras, como antecipou ontem o blog da coluna no site de O DIA. As negociações duraram pelo menos dois meses entre o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e Witzel. A decisão da legenda contraria Eduardo Paes, pré-candidato a prefeito do Rio. No acordo, Maia quis atender os nove prefeitos do DEM que tentarão a reeleição e reivindicaram investimentos em obras nos municípios ao longo do ano eleitoral.

 

CESAR: 'FOI UMA DECISÃO CONSENSUAL'

Paes é contra o DEM participar da gestão Witzel. No ano passado, o ex-prefeito perdeu a eleição para o governo em meio a ataques ao adversário na campanha. À coluna, o vereador Cesar Maia, pai de Rodrigo, afirmou que "não há qualquer decisão" sobre possível apoio de Witzel a Paes. "Que eu saiba foi uma decisão consensual dos deputados estaduais, federais e prefeitos", disse Cesar sobre a entrada do DEM no Palácio Guanabara. Em troca, o governador deverá contar com mais cinco deputados estaduais em sua base na Alerj.

EX-PREFEITO ALFINETA CRIVELLA EM EVENTO

- Divulgação

Durante encontro ontem do Clube Empreendedor, na Zona Portuária, Eduardo Paes (foto), já no melhor estilo de pré-candidato na próxima eleição, contou que chegou no local de VLT e disse usar sempre o transporte público para ir à sede da BYD, empresa onde trabalha, na Avenida Rio Branco, no Centro. "Quase todos os dias venho de metrô e de VLT porque moro em São Conrado e, graças ao prefeito (Crivella), não temos mais a Avenida Niemeyer para trafegar", afirmou Paes referindo-se à interdição da via após os deslizamentos provocados pela chuva.

 

DESISTIU, MAS GANHARÁ SECRETARIA

- Vanessa Ataliba/Parceiro

Então pré-candidato a prefeito de Nova Iguaçu, o deputado estadual Delegado Carlos Augusto (PSD, na foto) apoiará a reeleição do prefeito Rogério Lisboa (PL), como a coluna já contou. Mas o combinado foi o seguinte: em troca, caso realmente vença, Lisboa se comprometeu em criar uma secretaria para o parlamentar abrigar os seus aliados. Mais ainda: o prefeito pediria votos para Carlos Augusto, em 2022. Ele concorrerá a deputado federal.

 

SAMBA AINDA ATRAVESSADO

A guerra do carnaval continuar. Witzel está fazendo de tudo para que o governo continue com o camarote do setor 9 na Sapucaí, no recuo das baterias e visão privilegiada. Só que Crivella quer licitar. Duas empresas estão interessadas.

VAIA PREPARADA NA AVENIDA

Aliás... chegou às mãos de Crivella um áudio em que um integrante do primeiro escalão do governo Witzel dizia estar organizando uma vaia ao prefeito durante a festa de transferência do Sambódromo, que não ocorreu.

INEA TEM UM NOVO DIRETOR

O PM Daniel Frederico Ramirez Bezerra é o novo diretor de pós-licença do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Está no Diário Oficial. Em 2003, ele se envolveu em suposto caso de tortura a um jovem. Foi inocentado e, o caso, arquivado.

UM NEGÓCIO DA CHINA

A prefeitura do Rio manteve os consórcios Smart Luz e Método/CRE. Terão de investir, em 20 anos, R$ 1,4 bilhão em iluminação pública. Só em 2018, foram arrecadados R$ 316 milhões de taxa do serviço.

SEM MANUTENÇÃO.

O sistema de ar-condicionado da Alerj funciona mal há dias. Alguns gabinetes encerraram expediente cedo. Tem gente trabalhando nos corredores para escapar do calor.

PICADINHO

O MAM Rio oferece hoje, às 14h, um debate gratuito sobre a exposição 'Prospectiva' com a presença do artista Jeanne Cordeiro.

O Ciclo Empreendedor Universitário realiza evento gratuito hoje, na sede do BTG Pactual, em Botafogo, das 9h às 19h.

A 3ª edição da LER acontecerá hoje, às 19h30, no Theatro Municipal, com a presença do escritor Yuval Harari. A entrada é franca.

SOBE: LINCOLN

Após ficar afastado três meses em tratamento, o atacante do Flamengo marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo.

 

DESCE: MARIAGARGA GLIONE

A perita que avaliou o áudio do porteiro do condomínio de Jair Bolsonaro já foi acusada de emitir laudo manipulado.

 

Comentários