Pré-candidato a prefeito do Rio, Freixo já surfa na imagem de Lula

Ex-presidente citou deputado federal do PSOL seis vezes em seu discurso

Por CÁSSIO BRUNO

Marcelo Freixo batalha pela aliança da esquerda com apoio de Lula
Marcelo Freixo batalha pela aliança da esquerda com apoio de Lula -

A eleição do Rio ganhará um terceiro personagem. Além de Jair Bolsonaro (PSL) e Wilson Witzel (PSC), terá, agora, o ex-presidente Lula. Em liberdade, ele participará de caravanas pelo Brasil com candidatos de esquerda. O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), que concorrerá à sucessão do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), comemorou nas redes sociais a liberdade do petista, publicou fotos dos dois juntos e até viajou para São Bernardo do Campo, onde se encontraram no Sindicato dos Metalúrgicos. Freixo ficou todo o tempo ao lado de Lula, que o citou seis vezes e interagiu com ele no discurso.

Freixo tenta, sem sucesso, unir os partidos de esquerda em torno do seu nome. Mas PDT, PSB e PCdoB, por exemplo, querem lançar candidatos próprios. Dentro do PSOL, Freixo ainda tem pela frente o vereador Renato Cinco, que também quer disputar. Tudo poderá mudar com a presença do ex-presidente. O PT de Lula acertou apoio a Freixo.

 

HISTÓRICO DE ALIANÇAS COM PRESOS

- Renato Araujo/ABr

No Rio, Lula tem um histórico recente de alianças com os ex-governadores Sérgio Cabral e Pezão, o ex-prefeito Eduardo Paes e Crivella. Também dividiram palanques com o ex-presidente os ex-deputados Jorge Picciani e Paulo Melo. Todos políticos, a maioria presos, opositores de Freixo. Aliás, o pré-candidato do PSOL receberá medalha Tiradentes na Alerj de... André Ceciliano, petista, presidente da Casa, defensor da soltura dos deputados da Funa da Onça e aliado de Witzel.

 

SECRETÁRIOS BRIGAM POR ESPAÇO

- Divulgação

André Moura, secretário da Casa Civil de Witzel, continua nas negociações relativas ao comando do Sambódromo com Crivella. Foi a solução encontrada pelo governador ao perceber a disputa interna por espaço na gestão entre os secretários Ruan Lira (Cultura, na foto) e Otávio Leite (Turismo). Ruan, que ensaia ser o nome de Witzel à prefeitura, não permitiu sequer que o nome de Otávio estivesse no convite da tal festa cancelada.

 

WITZEL QUER SE ALIAR AO PSL

Nos bastidores, Witzel articula aproximação com o PSL por meio do grupo de Luciano Bivar, presidente nacional do partido e hoje rival de Jair Bolsonaro. O governador quer a legenda na eleição presidencial em 2022.

SÓ APÓS SAÍDA DE BOLSONARO

O acordo de Witzel com o PSL, claro, ocorrerá só depois que a família Bolsonaro e seus aliados deixarem a legenda. O presidente e os filhos preparam a saída da sigla e querem criar um partido.

A ELEIÇÃO EM BELFORD ROXO

Cristiano Santos, vereador de Belford Roxo, será candidato a prefeito lá pelo PL apadrinhado pela deputada federal Soraya Santos. Ela venceu a disputa com o deputado Gelson Azevedo, que queria apoiar Waguinho.

MUNICÍPIO CULPA TRIBUNAL

A prefeitura de Nova Iguaçu explica que fez os contratos emergenciais de R$ 41 milhões com a Inova Ambiental para coleta de lixo porque o TCE-RJ só terminou de analisar a documentação da licitação quase um ano depois.

GAME OVER.

Tudo indica que Leonardo Rodrigues, secretário de Ciência e Tecnologia de Wilson Witzel, jogou mesmo a toalha. Não será mais candidato a prefeito de Mesquita. A conferir!

PICADINHO

A Feira Multicultural Vegana e de Artesanato acontece hoje, das 12h às 19h, na Casa Bosque, em Campo Grande. Grátis.

Será realizada também neste domingo a sétima edição do Forró na Grama, entre 13h e 18h30, na Quinta da Boa Vista.

O Instituto Fecomércio recebe palestras sobre 'O Empresário e a Reforma Tributária', na próxima terça-feira, no Centro.

SOBE: THIAGO PAULINO

O atleta foi bicampeão no arremesso de peso durante o Mundial de Atletismo Paralímpico de Dubai.

 

DESCE: AMARILDO AGUIAR

O ex-vereador de São Gonçalo foi condenado a 23 anos de prisão por estelionato, formação de quadrilha e corrupção.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários