Pré-candidato a prefeito do Rio, Freixo já surfa na imagem de Lula

Ex-presidente citou deputado federal do PSOL seis vezes em seu discurso

Por CÁSSIO BRUNO

O deputado Marcelo Freixo, pré-candidato a prefeito, usou a foto acima com Lula na rede social
O deputado Marcelo Freixo, pré-candidato a prefeito, usou a foto acima com Lula na rede social -

A eleição do Rio ganhará um terceiro personagem. Além de Jair Bolsonaro (PSL) e Wilson Witzel (PSC), terá, agora, o ex-presidente Lula. Em liberdade, ele participará de caravanas pelo Brasil com candidatos de esquerda. O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), que concorrerá à sucessão do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), comemorou nas redes sociais a liberdade do petista, publicou fotos dos dois juntos e até viajou para São Bernardo do Campo, onde se encontraram no Sindicato dos Metalúrgicos. Freixo ficou todo o tempo ao lado de Lula, que o citou seis vezes e interagiu com ele no discurso.

Freixo tenta, sem sucesso, unir os partidos de esquerda em torno do seu nome. Mas PDT, PSB e PCdoB, por exemplo, querem lançar candidatos próprios. Dentro do PSOL, Freixo ainda tem pela frente o vereador Renato Cinco, que também quer disputar. Tudo poderá mudar com a presença do ex-presidente. O PT de Lula acertou apoio a Freixo.

 

HISTÓRICO DE ALIANÇAS COM PRESOS

- Renato Araujo/ABr

No Rio, Lula tem um histórico recente de alianças com os ex-governadores Sérgio Cabral e Pezão, o ex-prefeito Eduardo Paes e Crivella. Também dividiram palanques com o ex-presidente os ex-deputados Jorge Picciani e Paulo Melo. Todos políticos, a maioria presos, opositores de Freixo. Aliás, o pré-candidato do PSOL receberá medalha Tiradentes na Alerj de... André Ceciliano, petista, presidente da Casa, defensor da soltura dos deputados da Funa da Onça e aliado de Witzel.

 

SECRETÁRIOS BRIGAM POR ESPAÇO

- Divulgação

André Moura, secretário da Casa Civil de Witzel, continua nas negociações relativas ao comando do Sambódromo com Crivella. Foi a solução encontrada pelo governador ao perceber a disputa interna por espaço na gestão entre os secretários Ruan Lira (Cultura, na foto) e Otávio Leite (Turismo). Ruan, que ensaia ser o nome de Witzel à prefeitura, não permitiu sequer que o nome de Otávio estivesse no convite da tal festa cancelada.

 

WITZEL QUER SE ALIAR AO PSL

Nos bastidores, Witzel articula aproximação com o PSL por meio do grupo de Luciano Bivar, presidente nacional do partido e hoje rival de Jair Bolsonaro. O governador quer a legenda na eleição presidencial em 2022.

SÓ APÓS SAÍDA DE BOLSONARO

O acordo de Witzel com o PSL, claro, ocorrerá só depois que a família Bolsonaro e seus aliados deixarem a legenda. O presidente e os filhos preparam a saída da sigla e querem criar um partido.

A ELEIÇÃO EM BELFORD ROXO

Cristiano Santos, vereador de Belford Roxo, será candidato a prefeito lá pelo PL apadrinhado pela deputada federal Soraya Santos. Ela venceu a disputa com o deputado Gelson Azevedo, que queria apoiar Waguinho.

MUNICÍPIO CULPA TRIBUNAL

A prefeitura de Nova Iguaçu explica que fez os contratos emergenciais de R$ 41 milhões com a Inova Ambiental para coleta de lixo porque o TCE-RJ só terminou de analisar a documentação da licitação quase um ano depois.

GAME OVER.

Tudo indica que Leonardo Rodrigues, secretário de Ciência e Tecnologia de Wilson Witzel, jogou mesmo a toalha. Não será mais candidato a prefeito de Mesquita. A conferir!

PICADINHO

A Feira Multicultural Vegana e de Artesanato acontece hoje, das 12h às 19h, na Casa Bosque, em Campo Grande. Grátis.

Será realizada também neste domingo a sétima edição do Forró na Grama, entre 13h e 18h30, na Quinta da Boa Vista.

O Instituto Fecomércio recebe palestras sobre 'O Empresário e a Reforma Tributária', na próxima terça-feira, no Centro.

SOBE: THIAGO PAULINO

O atleta foi bicampeão no arremesso de peso durante o Mundial de Atletismo Paralímpico de Dubai.

 

DESCE: AMARILDO AGUIAR

O ex-vereador de São Gonçalo foi condenado a 23 anos de prisão por estelionato, formação de quadrilha e corrupção.

 

Comentários