Paraíba do Sul vive quinta pior crise de água desde 2004

Subtítulo

Por Sidney Rezende

Rio Paraíba do Sul
Rio Paraíba do Sul -
O Relatório da Agência Nacional de Águas mostra que os cariocas têm mais com o que se preocupar. Em 31 de janeiro, os reservatórios do Sistema do Paraíba do Sul, de onde sai a água que abastece a região metropolitana, estava em 44,3%. É o 5º pior indicador dos últimos 16 anos. Em 2014, no auge da crise de abastecimento do governo Dilma, o nível estava em 48,5%. Apesar da chuva nos últimos dias, a água não está caindo o suficiente nas regiões onde ficam os reservatórios. Como consequência, os cariocas precisam economizar, senão, será necessário o acionamento das térmicas a carvão, que são mais caras e poluentes.
O deputado Luiz Paulo, que presidiu a CPI da crise hídrica há cinco anos, alerta: "O nível dos reservatórios de 48,3% é preocupante. A crise de abastecimento de água de 2015 é testemunha que tal hipótese de crise de escassez de água pode vir a ocorrer. Em 2015, fizemos a CPI da crise hídrica com um relatório fortemente propositivo. As providências não foram tomadas. Hoje, temos crise da qualidade no verão (calor e chuvas) e a hipótese de ocorrer com mais gravidade no período de escassez de água, no inverno".

Instituto Estadual do Ambiente contesta crise da água

O Inea diz que o "volume atual de água armazenado nos reservatórios do rio Paraíba do Sul é confortável. As simulações não indicam possíveis problemas de desabastecimento da região metropolitana por ausência de água nesses reservatórios. No último dia 10, o volume equivalente era 48,3%. Nos últimos 7 anos, esse é o segundo maior valor registrado".

Ventarola em defesa da mulher

mulher - divulgação
Ventarola levará informações e telefones para ajudar mulheres vítimas de violência - Divulgação

Já está pronta a ventarola que será distribuída com preservativo em blocos do Rio e da Região dos Lagos a partir do dia 20. A peça tem informações para ajudar mulheres vítimas de violência. A iniciativa é da deputada Franciane Motta (MDB).

Presidente do Flamengo em CPI

Presidente da CPI dos Incêndios, Alexandre Knoploch vai convocar, para sexta, Rodolfo Landim, para dar novas explicações sobre a tragédia no Ninho do Urubu.

Alvoroço em Santa Maria Madalena

Arthur Garcia e Clementino da Conceição, ex-prefeitos de Santa Maria Madalena, estão inelegíveis, bem como o atual, Beto Verbicário. Nas eleições municipais de 2020, quem virá pela oposição é Claudia Sampaio, filha do ex-prefeito Claudio Sampaio.

PICADINHO

Amanhã (13), às 19h, tem debate no CCBB sobre a Mostra Mel Brooks - Banzé no Cinema. De graça, com senhas às 18h.

Fundação Leão XIII realiza ação para emissão gratuita de documentos na Pavuna, neste sábado (15), das 9h às 13h.

Ana Botafogo Maison promove flashmob, no sábado, às 9h, em frente ao Museu do Amanhã.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários