Sérgio MagalhãesDivulgação
Por Sidney Rezende
Publicado 06/03/2020 06:00
As sucessivas tragédias decorrentes das fortes chuvas que castigam as cidades do estado do Rio poderiam ser evitadas. Para o urbanista e ex-secretário de Habitação Sérgio Magalhães, há um elemento chave para resolver de vez o drama das populações que vivem em condições habitacionais precárias. E ele é político.
"O tema 'cidade' não é tratado na sua dimensão. Entra eleição e sai eleição e os candidatos não discutem o território. A base espacial não entra no debate", desabafa.
O premiado arquiteto dá exemplos do desprezo pelo problema: "O ministério das Cidades foi extinto; o planejamento municipal não existe; a secretaria de Desenvolvimento pouco atua no espaço urbano estadual e regional. Como os pobres não têm acesso ao financiamento, 80% da população vai guardando o suado dinheirinho aos poucos para construir sua casa do jeito que der".
Sérgio Magalhães lembra que a ONU criou, a exemplo de capital humano e político, o chamado capital espacial. Segundo ele, as cidades terão que obedecer a um conjunto de indicadores. "Quem tem capital espacial elevado tem melhor desenvolvimento social e econômico", explica. "O tema 'cidade' precisa entrar na agenda dos políticos", concluiu.
Pibinho e a retomada
Rodrigo Maia frisou que envio da PEC ajudou a acelerar debateJ. Batista/ Câmara dos Deputados
Publicidade
Chapa fora do jogo I
Chapa fora do jogo II
Publicidade
PICADINHO
Palácio Tiradentes ganha cor lilás em homenagem às mulheres
Palácio Tiradentes ganha cor lilás em homenagem ao Dia Internacional de MulherThiago Lontra
Publicidade
A fachada do Palácio Tiradentes ganhou iluminação especial na cor lilás em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A prática tem sido comum na Alerj. Foi assim, no ano passado, em relação a ações de conscientização como Setembro Amarelo (cuidados contra doenças como depressão), Outubro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (câncer de próstata).