Deputado Gustavo Tutuca busca meios de viabilização eleitoral - Thiago Lontra/Alerj
Deputado Gustavo Tutuca busca meios de viabilização eleitoralThiago Lontra/Alerj
Por Sidney Rezende
O eleitorado dos cinco deputados eleitos pelo MDB (Franciane Motta, Rosenverg Reis, Márcio Canella, Max Lemos e Gustavo Tutuca) está no interior e na Baixada. Todos os cinco foram eleitos por "máquinas" que, hoje, não estão a seu serviço. Mudaram de mãos, depois da vitória do governador Wilson Witzel.

Franciane, por exemplo, mulher de Paulo Mello, recebeu ajuda do que o marido dispunha, em matéria de cargos, no Estado, na Alerj e na Região dos Lagos. As más línguas dizem que a estrutura do Detran operou quase 100% em favor da então candidata. Franciane Motta goza de muita popularidade em Saquarema, graças a uma boa gestão como prefeita.

Gustavo Tutuca era o preferido do governador Pezão (os dois são de Piraí) e como Secretário de Ciência e Tecnologia teve, à sua disposição, a Faetec, que garantiu sua eleição.

Canella e Rosenverg Reis foram eleitos pelas poderosas estruturas das prefeituras de Belford Roxo e Caxias, respectivamente. Muitos cargos comissionados foram direcionados para suas candidaturas, chegando até a despertar a atenção do MP.

Max Lemos, que manteve sempre excelente relação com a família Picciani, e desta aproximação tirou benefícios, agora tentará a sorte pelo PSDB.

Chegada a eleição municipal, os cinco sabem que ela poderá ser fundamental para conseguirem se reeleger, em 2022, já que as estruturas que lhes garantiram a vitória já não estão mais a seu serviço. Suas votações - mesmo com tudo isso - não foram significativas, com exceção para Marcio Canella, em Belford Roxo.

Marcio Canella pode ser candidato em Mesquita, mas não descarta a possibilidade de concorrer à prefeitura de Belford Roxo. O problema é Waguinho, já que existe forte chance de ficar inelegível.

Situação quase semelhante acontece em Caxias, onde Washington Reis já foi condenado (transitou em julgado) por crime ambiental. O receio é, mesmo ele sendo reeleito, perder o mandato no dia seguinte, razão pela qual Rosenverg Reis é considerado um "backup". Não se descarta essa possibilidade, já que Rosenverg goza de semelhante popularidade da do irmão prefeito. 
Sem cortes
Publicidade
O vereador Dr. Carlos Eduardo (Podemos) apresentou projeto de lei que obriga a prefeitura a pagar integralmente os salários dos servidores municipais que forem afastados do trabalho por causa da Covid-19. Estima-se que 2.000 servidores serão beneficiados, em caso de aprovação. 
Jandira indignada
Publicidade
"Bolsonaro consegue agredir ao mesmo tempo Congresso, Supremo, Forças Armadas e a democracia brasileira. Fazendo apartes sem máscaras, passando a mão no nariz, pegando na mão das pessoas, indo para uma aglomeração, quando o decreto de Brasília impede que as pessoas se aglomerem. E a manifestação ainda propõe 'fechamento do Congresso, a intervenção militar e o AI-5'", desabafou a deputada fluminense Jandira Feghali, PC do B. 
Mão estendida aos portugueses
Publicidade
O Consulado de Portugal no Rio está ajudando os portugueses que estão de passagem na capital fluminense e desejam voltar. A TAP continua a ter voos São Paulo-Lisboa e vão reabrir dentro de um mês os voos a partir de Rio. 
Royalties: STF mantém agenda
Publicidade
Ainda está na agenda pública do STF, para o próximo dia 29, o julgamento que vai determinar o modelo de distribuição dos royalties do petróleo no Brasil. A deputada federal Clarissa Garotinho (Pros-RJ), membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Produtores, diz que, até o momento, o STF também não respondeu a um ofício pedindo que o julgamento fique para depois de terminada a pandemia do coronavírus. 
PICADINHO
Publicidade
Escritores vão comemorar o Dia da Baixada Fluminense (30 de abril) em grande estilo com o lançamento do livro digital "Veias da Baixada". As inscrições para participar gratuitamente da obra devem ser feitas até sábado (25) através do site www.editoraliterese.com.br

A Marinha e a Rodoviária do Rio fazem hoje (23) um ação de desinfecção do terminal no combate ao coronavírus. A Rodoviária registra uma queda de 97% no movimento com a pandemia.

A partir desta semana, o empresário Tadeu Vieira (@tadeuvieira.rio) recebe no ciclo de lives criado por ele os pré-candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro.