Washington Reis, prefeito de Caxias - Gabriel Mendes/Divulgação
Washington Reis, prefeito de CaxiasGabriel Mendes/Divulgação
Por Sidney Rezende
O Tribunal de Contas do Estado do Rio concedeu duas liminares contra o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis de Oliveira. Numa, o TCE/RJ determinou ao município de Duque de Caxias e ao Cisbaf, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, na pessoa da secretária-executiva, Rosangela Bello, que divulgue, no prazo de 10 dias, as informações e os procedimentos de contratação destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância decorrente do coronavírus em sítio eletrônico oficial específico, de fácil e imediata identificação pelo usuário com o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal, o prazo contratual, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição, sob multa diária equivalente a 500 UFIR/RJ, até seu efetivo cumprimento.
A prefeitura de Duque de Caxias comunicou que "todos os procedimentos licitatórios ou de dispensa de licitação realizados pela Prefeitura no âmbito do Covid-19 estão relacionados no site Transparência".
Publicidade
O Tribunal também suspendeu uma licitação para construção de uma ponte no bairro Pilar, orçada no valor de R$ 16.348.195,14, com data de realização designada para o dia 11/05/2020. De acordo com o TCE/RJ, os técnicos vislumbraram a existência de diversas inconsistências e impropriedades que comprometem a compreensão do objeto pelos licitantes e a obtenção de melhor proposta, capazes, ainda, de restringir o caráter competitivo do certame, bem como favorecer o direcionamento da disputa. A prefeitura informou à coluna que dentro do prazo pedido serão entregues documentos e as respostas ao que foi indagado pelo Tribunal.
Boa economia
Publicidade
O deputado Chicão Bulhões (Novo) foi o que menos gastou dinheiro público na Alerj em 2019. Foram economizados cerca de R$ 2,83 milhões em verbas disponíveis para despesas de gabinete, salário de assessores e auxílios (como alimentação, educação e paletó). 
Primeiro o combate à Covid-19 
Publicidade
A presidente da Comissão de Trabalho, deputada Mônica Francisco, é outra que não aceita dar auxílio financeiro às concessionárias de transporte público, durante a pandemia. "É constrangedor que o governo envie esse projeto agora, quando os trabalhadores estão sofrendo precarização e não têm nenhum suporte". 
Tem que combinar com Brasília
Publicidade
Deputados progressistas temem que o governo estadual libere recursos próprios emergenciais para as empresas de ônibus, barcas, trens e metrô. Eles dizem que, para evitar quebradeira no transporte público, deveriam vir créditos do BNDES e do Tesouro Nacional. 
Para quem gosta de política
Publicidade
A TV Alerj passou a operar em canal aberto e agora as transmissões alcançam cerca de 30 municípios do estado do Rio de Janeiro. É o canal 15.2. A população poderá acompanhar as discussões e decisões dos parlamentares. 
PICADINHO
Publicidade
O Hospital Adventista Silvestre assumiu a primeira colocação entre os hospitais que realizam transplantes de fígado no país, com taxa de 87% de sobrevida, com 90% das cirurgias realizadas pelo SUS.

A Afya Educacional e a Fundação do Câncer anunciam parceria para a oferta de cursos: desde pós-graduações, passando por cursos livres e preparatórios para provas de título.
A Braskem doou duas mil máscaras do modelo face shield para a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias. As máscaras serão distribuídas nas unidades de saúde para os profissionais.