Prefeitura esclarece necessidade de pagar produtos de saúde à vista

Por Sidney Rezende

Profisionais de Saúde no Hospital de campanha do Riocentro
Profisionais de Saúde no Hospital de campanha do Riocentro -
A Secretaria Municipal de Saúde comprou 466 mil capotes da empresa Trading Comércio Exterior para reforçar os estoques de Equipamentos de Proteção Individual durante a pandemia do novo coronavírus. Os técnicos da secretaria identificaram que algumas capas descartáveis não eram impermeáveis, como indicava o detalhamento da encomenda. E, por isso, segundo a Prefeitura, as compras fora da especificação contratada teriam sido devolvidas. A empresa foi, então, notificada em Diário Oficial para apresentar esclarecimentos e substituir as peças fora da especificação. Toda a operação do contrato foi em caráter emergencial firmado com base na Lei Federal que autoriza a dispensa temporária de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da Covid-19.
Questionada por que o pagamento foi feito à vista, já que na entrega se verificou problemas na especificação do produto, a Secretaria de Saúde informou "que essa negociação foi necessária para garantir o fornecimento dos itens, considerando a grande demanda mundial pelos produtos por conta da pandemia". Ela justificou que "o pagamento foi efetuado à vista após conferir, sim, presencialmente, a existência e disponibilidade de entrega das cargas contratadas. Os itens adquiridos fora da especificação serão substituídos pela fornecedora, sem qualquer prejuízo para a Prefeitura". Só não informou a data da reposição. 

Deputado assume na Alerj

Pedro Ricardo - Reprodução/Twitter
O vice-prefeito e secretário de Saúde de Saquarema, Pedro Ricardo, assume a vaga na Alerj do deputado estadual Gil Vianna (PSL), que morreu na terça-feira, vítima da Covid-19. 

Cooperativas de costureiras

Rosane Felix, deputada estadual - Divulgação
O governador Wilson Witzel tem até 15 dias para sancionar ou vetar um projeto de lei, aprovado na terça, que autoriza o Estado a firmar convênios com associações e cooperativas de costureiras para fabricação de máscaras de tecido para a população, e aventais para médicos e enfermeiros. A proposta é da deputada Rosane Felix (PSD), que tem coautoria de outros 26 deputados. 

Reabertura das academias no Rio

Seguindo os passos da polêmica medida tomada pelo presidente Bolsonaro, o deputado estadual Bruno Dauaire (PSC) apresentou projeto de lei na Alerj tornando como essencial a prática de atividade física. A proposta defende a reabertura de academias desde que cumpram medidas rígidas de higiene e limitem a capacidade de atendimento. 

Desespero na PF

A Operação Favorito repete o modeloLava-Jato: levar o futuro delatores ao desespero. A PF prendeu o empresário Mário Peixoto e o seu filho, Vinícius Ferreira Peixoto. Ao fazer isso, o pai se desestabiliza emocionalmente. Mário só tem 61, mas sofre de hipertensão arterial, hipertireoidismo e prostite, que é uma inflamação crônica na próstata. 

PICADINHO

NorteShopping, Shopping Tijuca e Plaza Niterói lançaram campanha brMalls pelo Bem para arrecadação de doações de cestas básicas.

INCA precisa de doações de sangue. Agendamentos podem ser feitos pelos telefones: (21) 3207-1021 ou (21) 3207-1580, entre 8h e 15h.

Festival de cinema, criado por alunos da ESPM, no Youtube, incentiva produção de filmes durante o isolamento social. Produções serão exibidas até o dia 27 de maio, no canal Quarentena Film Festival. 

Comentários