Na foto, família Reis: Gutemberg Reis, Jair Bolsonaro, Washington Reis e Rosenverg ReisDivulgação
Por Sidney Rezende
Publicado 26/06/2020 06:00 | Atualizado 26/06/2020 21:20
O presidente Jair Bolsonaro conta na vida pública com os seus filhos Flávio e Carlos, eleitos pelo Rio de Janeiro senador e vereador, respectivamente. E com o deputado federal Eduardo, por São Paulo. A opção de empoderamento da família recebe elogios de aliados e críticas contundentes de adversários. O maior desafio é delimitar os espaços de cada um para que possam "ajudar" e não "atrapalhar". O enrosco Bolsonaro hoje transita entre a polícia e a política.
O Estado do Rio de Janeiro produziu nos últimos anos um fenômeno que nem sempre tem merecido atenção. O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis lidera um outro clã que também esparrama seus sustentáculos de poder. O irmão Júnior Reis é vereador na cidade que Washington governa. E outros dois irmãos atuam na Alerj e na Câmara de Deputados. O estadual Rosenverg Reis tem dito que quer ser o "parlamentar dos empresários". E, em Brasília, Gutemberg Reis que já atua no segmento, caminha na mesma toada. O interessante que estes dois clãs, Bolsonaro e Reis, estão unidos numa espécie de pacto de união por interesses comuns. O operador é o senador Flávio Bolsonaro. Cabe a ele abrir portas de gabinetes estratégicos do Governo Federal e criar pontes para conexões. Apesar de problemas na Justiça a superar, o prefeito de Caxias não esconde que está trabalhando para ser a opção do MDB na disputa eleitoral de 2022, quando deve lançar-se candidato a governador. 
Publicidade
Clarissa se aproxima de César Maia
Clarissa GarotinhoZeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Menos um
Publicidade
Compras pela internet
PICADINHO
Publicidade
Transporte clandestino cresce no país durante a pandemia. O alerta é feito pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros e pela ANTT.

Defensoria do Rio garante na Justiça desconto em mais três universidades: Universidade do Grande Rio, Veiga de Almeida e Faculdade Souza Marques. Redução de 15% deve valer até o retorno das aulas presenciais.

Aumento de resíduos domésticos pode gerar proliferação de pragas urbanas. Associação dos Controladores de Vetores de Pragas Urbanas (Aprag) alerta para a necessidade de reforçar o combate de insetos e roedores nas cidades.