O comércio do Rio de Janeiro e o problema de mercadorias roubadas. - Reginaldo Pimenta
O comércio do Rio de Janeiro e o problema de mercadorias roubadas.Reginaldo Pimenta
Por Sidney Rezende
A economia formal do Rio de Janeiro pede socorro. A coluna trouxe ontem um retrato da grave situação do roubo de cargas nas estradas e como a sociedade pode ajudar a polícia não comprando produtos ilegais. O comércio está disposto a aderir a uma campanha de conscientização do carioca. A PM sozinha não será capaz de vencer o crime sem o ajuda da sociedade. As perdas do comércio do estado com roubos de carga e assaltos a estabelecimentos comerciais já impedem o aumento do emprego.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) fez um estudo, em 2019, que mostra que, "no Rio de Janeiro, 1% a mais no número de ocorrências envolvendo o comércio implica em um aumento médio de 0,34% nos preços". Portanto, não é um bom negócio quando o consumidor compra uma mercadoria do vendedor que não consegue esclarecer a origem do produto. Ao aceitar a transação, todos estão jogando contra o time. A carga roubada nas estradas alimenta o comércio ilegal e isto quebra lojistas que compram com nota fiscal, pagam os tributos e não têm como enfrentar o concorrente desleal. O mesmo estudo da CNC aponta que "no comércio fluminense as perdas decorrentes da violência representam 4% da receita total do comércio". O presidente da Fecomércio, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior, diz que "o consumo de produtos piratas ou ilegais alcança cerca de 2,43 milhões de pessoas no estado, acarretando em um prejuízo na economia de mais de R$ 665 milhões".
PDT: Sob nova direção
Publicidade
O PDT de Volta Redonda possui nova diretoria desde o início deste mês. Presidida por Gerson Antunes, filho do emblemático ex-prefeito Juarez Antunes, a diretoria é composta por membros que atuam no partido há mais de duas décadas. Volta Redonda é estratégico para Ciro Gomes em 2022. Inclusive Ciro já foi alto executivo da CSN até poucos anos atrás. 
Homenagens a Sirkis
Publicidade
O deputado Luiz Antônio Corrêa (PL) propôs nomear o Parque Nacional da Tijuca para Parque Florestal da Tijuca Alfredo Sirkis in memorian ao ex-deputado federal. A Prefeitura do Rio, por sua vez, já mudou o nome da ciclovia na Avenida Delfim Moreira para Alfredo Hélio Sirkis.
Perda de prazo foi fatal
Publicidade
A Justiça condenou o site Jornal Cidade Online a indenizar o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, por conteúdo falso. Nesta ação, Felipe foi representado por Marcello Oliveira e por Ricardo Brajterman. O jornal é acusado ser "uma fábrica de fake news" e perdeu o prazo da apelação e a sentença se tornou irrecorrível. 
PICADINHO
Publicidade
Niterói tem pré-candidato a vice-prefeito aprovado no processo seletivo do Novo: o engenheiro químico Willie Silva, com pós-graduação em Produção (COPPE/UFRJ) e Gestão Empresarial (FGV) e formado em Direito (UNILASALLE).

Maior festival de mulheres negras da América Latina, 13ª edição do Latinidades será online, de 22 e 27 de julho, pelo Youtube, no canal Afrolatinas.

Diretora executiva da Lupa Comunicação, Luisi Valadão recebe Eduardo Paes na edição da Lupa Live de hoje (14). O tema será: O Rio de volta: a crise tem cura?