Delegado José Paulo Pires, do PMN, é policial Civil aposentado.Reprodução/Facebook
Por Sidney Rezende
Publicado 09/07/2020 06:00
O pré-candidato do PMN à Prefeitura de Niterói, José Paulo Pires, é delegado aposentado da Polícia Civil e ex-corregedor. Ele foi questionado sobre a existência ou não de milícia na cidade.
"Fiz algumas ligações para alguns delegados para ter um conhecimento maior sobre essa situação. Meses atrás, foi feita uma denúncia por um determinado vereador e a gente até aquele momento não tinha informações de milícia aqui em Niterói. A estrutura da milícia tem que ter hierarquia, tem que trabalhar com diversos serviços, tem que ter uma organização criminosa, serem armados. Essa chamada milícia que está ali, que as pessoas falam que é milícia, são ou ex-policiais ou pessoas ligadas à polícia, mas que efetivamente não foram policiais e não são policiais que cobram algum valor para dar determinada segurança ali. E a gente tem que ver se essa cobrança é feita de forma impiedosa 'se você não me der, eu vou quebrar aqui o seu imóvel, o seu restaurante, você vai ter problemas aqui'. Nós não identificamos, até o momento, pelo menos as informações que eu tenho, de realmente uma estrutura de milícia principalmente no polo gastronômico. E olha que eu coloco sempre as minhas redes sociais, o meu telefone à disposição, para as pessoas informarem sobre milícia aqui em Niterói. E a gente está pronto para combater de forma contundente isso. Eu quero que o miliciano seja preso mesmo, evidentemente, mas seria muito fácil falar que existe milícia, que nós estamos combatendo, esse negócio todo, colocar palavras para justificar o combate à milícia, mas na verdade não têm dados expressivos sobre milícias nessa região [do polo gastronômico}".
Publicidade
Ele explicou melhor o conceito deste tipo de crime. "Se a gente fizer uma análise jurídica, por exemplo, a pessoa tem em determinado local um sítio, pessoas que moram numa região, então são vários sítios, e eles contratam alguém para ficar circulando ali para vigiar, isso não é milícia. Milícia é quando tem toda aquela estrutura. A milícia tem que ter pessoas armadas, pessoas que impõem aquele tipo de serviço, como existe em vários locais, como Itaboraí, fortemente, São Gonçalo, em alguns locais. Agora, em Niterói, as informações que eu tenho é que não existe, até agora, esse tipo de grupo armado. Pode até existir? Pode. A gente não sabe de tudo, mas, até o momento, conversei com alguns delegados, e não tem essa informação." 
Charlinho será cassado?
Charlinho chegou a ser afastado em março, mas STF anulou o processo e ele voltou a assumir o cargoReprodução
Publicidade
Cobrança sobre BRT
Passou da hora
Publicidade
Rodrigo Maia é o próximo
PICADINHO
Publicidade
Parque Nacional da Tijuca reabre de forma gradual hoje (9) para visitação pública com foco em atividades físicas ao ar livre, sem aglomerações e com mensagem para o visitante se movimentar.

Associação Doutores da Alegria abre edital de seleção de espetáculos artísticos para o projeto Plateias Hospitalares. Selecionados atuarão nos hospitais do Rio em 2021 e 2022.

Prêmio Shell de Educação Científica deste ano terá premiação especial voltada para experiências educativas relacionadas à pandemia de Covid-19. Professores da rede pública que atuem nos campos da Matemática e Ciências no Ensino Fundamental II e Médio podem se candidatar até 5 de outubro.