Manoel PeixinhoReprodução
Por Sidney Rezende
Publicado 29/07/2020 06:00
Na noite de segunda-feira (27), o advogado de defesa de Wilson Witzel, Manoel Peixinho, disse que ficou "ofegante" quando foi informado que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, havia acatado o pleito do governador pela suspensão do processo de impeachment que corre na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. "O processo volta a estaca zero", desabafou. Após o impacto da medida que dá tempo para Witzel respirar e promover uma ação mais intensa junto aos deputados, Peixinho escreveu uma nota curta: "O STF acatou o pedido da defesa do Governador que arguiu a violação da proporcionalidade partidária e determinou a constituição de uma nova comissão em respeito à Constituição. Outros pontos foram argumentados, como, por exemplo, ausência de documentação completa para o pleno exercício de defesa! A defesa entende que a justiça foi restabelecida quanto rito processual!".
Do outro lado da cidade o presidente da Alerj, André Ceciliano, não parecia surpreso. Em on, "liminar da Justiça a gente acata ou recorre". Para Ceciliano, é evidente "a volta do secretário André Moura melhora o ambiente". Mas nem por isso dá ao governador Witzel a tranquilidade que ele e seu advogado possam imaginar. "O governador hoje não tem nada. Talvez 12 deputados de 70 da casa", garante um amigo inseparável de Ceciliano. Os advogados dizem que "há irregularidades no andamento do atual processo de impeachment na Alerj, com comissão especial instituída sem votação; colegiado formado por 25 integrantes em vez de 18 e formação da comissão não respeitou proporcionalidade". Tudo indica que Ceciliano, caso queira, possa conduzir sessões rápidas e mortais contra Witzel. Embora, o governador tudo fará para discutir o mérito depois de agosto, e deve esperar Toffoli sair e o ministro Luiz Fux ser empossado como presidente do Supremo. Muita água ainda passará debaixo da ponte; com pouca, Peixinho conseguiu nadar, vamos ver quando o oceano se abrir diante do processo. 
Publicidade
De olho no interior
A direita se organiza
Publicidade
Problema antigo
Cifras que agitam disputa Paes x Crivella
Publicidade
PICADINHO
ChildFund Brasil lança o relatório "Impactos da pandemia Covid-19 sobre crianças, à luz dos Direitos Fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)".
Publicidade
Novo levantamento do Sebrae mostra que 86% dos negócios fluminenses tiveram queda no seu faturamento.
O violista Fernando Thebaldi conversa com o chef Marcelo Scofano no "Encontros Petrobras Sinfônica", hoje (29), às 11h, no canal do YouTube da orquestra.