Em sua defesa, Wilson Witzel atacou deputados estaduais  - Cléber Mendes
Em sua defesa, Wilson Witzel atacou deputados estaduais Cléber Mendes
Por O Dia
O discurso do governador afastado Wilson Witzel, do PSC, exibido aos deputados da Alerj na noite de quarta-feira (23) trouxe a tona a frágil relação dos protagonistas da política do estado do Rio de Janeiro. Sob holofotes, por unanimidade, 69x0, os deputados aprovaram na Alerj o prosseguimento do processo de impeachment de Witzel. Engasgado, a ponto de explodir, o governador partiu para o ataque. "Os deputados não fizeram diligências e nem ouviram testemunhas, para melhor julgar. E eu não pude me defender. Não se fez perícia nos contratos, não se analisou os documentos contábeis com profundidade", desabafou.
A derrota acachapante não significou uma vitória sem manchas para seus "algozes". O chope azedou quando o governador devolveu aos parlamentares parte dos problemas que hoje ele enfrenta: "Os senhores e as senhoras também são omissos", disse o ex-juiz. E pediu novas eleições depois da renúncia coletiva de todos os deputados, além da sua própria. "Quando lancei o projeto de hospitais de campanha, não apareceu um deputado para discutir o assunto. Durante a pandemia, eu fiquei sozinho. Chamei os deputados para conversar, mas nenhum compareceu. Quando eu decretei estado de calamidade por causa da pandemia, teve deputado fazendo carreata contra. Para se tirar um governador é mais fácil que um vereador. Muitos fazem atos politiqueiros e não trazem solução".
Publicidade
Witzel chegou a citar nominalmente aqueles que, segundo ele, poderiam ter feito mais. O deputado Renan Ferreirinha (PDT) foi um deles. O parlamentar respondeu: "Gostaria de lembrar ao Witzel que quem foi eleito governador foi ele. E quem não governou foi ele". O fato é que a falta de diálogo entre os dois poderes colaborou para o acirramento da crise. Justamente o que o presidente da Alerj, André Ceciliano, apelou após a votação quando pediu união em torno do governador em exercício Cláudio Castro. 
Bagunça presidencial
Publicidade
O deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha, preocupado com a economia doméstica do brasileiro, resumiu a situação com perplexidade: "O grande 'zaralho' atual é promovido pelo presidente da República com sua incontinência verbal que traz insegurança jurídica". 
Educação e Covid
Publicidade
O presidente da Comissão de Educação, vereador Célio Lupparelli (DEM), convida para audiência pública virtual, hoje (25), às 15h, sobre os protocolos a serem adotados quando profissionais de ensino do município contraírem Covid-19. Será transmitida pelo canal da Rio TV Câmara, no Youtube. 
Mais um ataque hacker em live
Publicidade
O pré-candidato a vereador Danilo Firmino (PSB) se preparava para live para apresentar propostas a apoiadores quando a plenária online foi invadida por hackers, com imagens pornográficas e frases agressivas. A reunião virtual precisou ser cancelada. Recentemente, a pré-candidata à Prefeitura do Rio Renata Souza (PSOL) enfrentou o mesmo problema.
PICADINHO
Publicidade
Maior centro transplantador renal do Rio de Janeiro, o Hospital São Francisco na Providência de Deus comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos. O cardeal arcebispo metropolitano do Rio, Orani Tempesta, celebra hoje (25) missa em ação de graças aos doadores de órgãos.

A Cruz Vermelha de São Gonçalo está arrecadando brinquedos novos ou usados para doação no Dia das Crianças. A campanha #VamosJuntos é uma parceria com o Partage Shopping São Gonçalo. As doações podem ser entregues na loja do projeto, no segundo piso do Partage Shopping, até o dia 8 de outubro.

Termina hoje (25) uma campanha, promovida pelo Sebrae Rio e Sistema Fecomércio RJ, de incentivo aos pequenos negócios com foco no Dia das Crianças, com talks online e gratuitos.