O deputado federal Luiz Lima é candidato a prefeito do Rio pelo PSL - Divulgação
O deputado federal Luiz Lima é candidato a prefeito do Rio pelo PSLDivulgação
Por O Dia
A segunda rodada de lives de O Dia reacende o principal assunto político e econômico do Rio: a crise. O primeiro entrevistado foi o candidato do PSL, Luiz Lima. "A gente teve uma queda muito grande do ISS, que é um imposto sobre serviços, é o imposto responsável pela maior arrecadação do município, representando 30% da sua arrecadação. Houve uma adaptação dos serviços [por conta da pandemia], muitos dos serviços passaram a ser feitos de casa, produtos serem encomendados de casa, então, o próprio comércio se adaptou. Imaginávamos que a queda fosse maior e não foi tão grande quanto nós imaginávamos, mas uma queda que impacta diretamente no município, que já estava ali no equilíbrio da Lei de Responsabilidade Fiscal. E o Rio de Janeiro já ultrapassa os 54% de gastos com pessoal. E aí você tira o investimento que a gente tem que ter na saúde, na educação, na segurança pública, na infraestrutura, na manutenção do nosso município, nas autarquias, nas empresas municipais. Então, você tem um impacto muito grande no funcionalismo".

O deputado federal acredita na recuperação da credibilidade do Rio. "A gente deixou de ter turista, a gente vai deixar de ter o Carnaval no início do ano. Então, cada turista que vem ao Rio de Janeiro, cada turista que vem para um evento de entretenimento, como o Rock in Rio, por exemplo, ele está financiando a saúde e educação daquele município. Cabe à nova administração, que vai entrar no município no dia 1º de janeiro, ter responsabilidade financeira, responsabilidade com as contas, atrair pessoas dentro das secretarias, principalmente Secretaria de Fazenda, para você calibrar a receita com a despesa e ter parceiros no governo federal, porque o Rio de Janeiro vai precisar de ajuda. Precisa de ajuda, mas precisa querer ser ajudado também com uma política equilibrada e eficiente". 
Verdade e consequência
Publicidade
Tem gente que garante que está na mesa do prefeito Marcelo Crivella a conclusão da sindicância que apurou faltas cometidas pelo servidor municipal Fernando Lira, aquele que denunciou Crivella no primeiro processo de impeachment. A comissão decidiu que "a falta é grave" e deve ser punida com "suspensão ou demissão do serviço público". Caberá ao prefeito decidir. 
Ceciliano homenageado
Publicidade
Na próxima quinta (8), a Fecomércio RJ e Aderj vão homenagear o presidente da Alerj, André Ceciliano, para agradecer o apoio da bancada legislativa na aprovação do projeto de lei 2772/20 (RioLog). As empresas interessadas em aderir ao novo RioLog terão que se dedicar exclusivamente às vendas para o comércio varejista.
Reconhecimento de excelência
Publicidade
O relatório anual que o Gabinete Executivo da Presidência dos Estados Unidos emite para o presidente, com dados de todos os países, indica a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro como referência mundial no uso de inteligência no combate a crimes contra a Propriedade Imaterial (Marcas e Patentes). O Rio de Janeiro é o único estado citado neste relatório que avalia historicamente apenas os países, especificamente pelo trabalho da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), coordenada pelo delegado Maurício Demétrio desde 2018. 
PICADINHO
Publicidade
O advogado do governador em exercício Cláudio Castro entrou com uma notícia crime na Procuradoria Geral de Justiça pelo vazamento de informações sigilosas pelo MP.
Espro oferece 38 vagas de Jovem Aprendiz no Rio de Janeiro. Inscrições até sexta-feira (9) no site da instituição.
Publicidade
Atriz mirim Layza Griot participa de live "O que deseja a criança negra", no Instagram @algomuitomelhor. Hoje (6), às 16h30.