Fred Luz, candidato do Novo, promete ser diferente dos adversáriosDaniel Castelo Branco
Por O Dia
Publicado 15/10/2020 06:00
O candidato do Novo à prefeitura do Rio, Fred Luz, tem reforçado junto ao eleitor sua preocupação com a administração da máquina pública. Em entrevista na live de O Dia, ele voltou ao tema. "A cidade do Rio de Janeiro não foi só no ano passado que teve déficit. Infelizmente, vem de muitos e muitos anos. É um péssimo hábito do administrador público que não quer conter as despesas. O que acontece quando não contém as despesas? Aumenta o endividamento. E com esse endividamento, você paga juros, que não reverte em serviço público de qualidade. E a alternativa tem sido aumentar os impostos. Com a pandemia, essa situação se agrava, porque a expectativa de receita real caiu, e as despesas não foram diminuídas. Então, esse déficit aumentou. Aumenta o endividamento e a dificuldade. O que tem sido feito na cidade do Rio de Janeiro, e não é neste governo que está aqui agora, isso vem de 4, 8, 12 anos, 20 anos, é que não se reduz a despesa. A forma de tentar compensar isso é aumentar imposto, aumentar regulamentação, aumentar complicação para quem empreende e para quem quer investir no Rio de Janeiro. Quem pode, pula fora. E a gente tem visto o Rio de Janeiro perder há anos e anos a importância econômica da cidade, perdendo indústrias, perde empresas da área de ciência e tecnologia, perde turismo, perde eventos, porque cada vez fica uma cidade mais complicada. Então, a receita cai, ninguém corta despesa. Qual o caminho seguinte? O ciclo vicioso. Aumentar imposto, aumentar complicação. E o Rio de Janeiro vai afundando, afundando, afundando. Nós precisamos romper esse ciclo. Dizendo muito mais 'sim' do que 'não' para o empreendedor, para o investidor, principalmente para o pequeno empreendedor. Mas, para fazer isso, precisa primeiro reduzir a despesa. Adequar a despesa para que ela seja menor que a receita".
Fred Luz se comprometeu a não penalizar o bolso do contribuinte. "No Rio de Janeiro, nós temos que ter o comprometimento de não aumentar mais os impostos, nenhuma alíquota de imposto será aumentada. Nós vamos desregulamentar, desburocratizar, para facilitar que pequeno empreendedor, o investidor e as empresas queiram ficar no Rio de Janeiro. Assim, você aumenta a atividade econômica. A despesa está menor e vai gerar mais receita. Tudo volta a girar. Você entra no ciclo virtuoso". 
Publicidade
Clarissa e a Covid-19
Aperto na fiscalização
Publicidade
Ataques de Bolsonaro ao jornalismo
Os elefantes no Rio
Publicidade
PICADINHO
1º Torneio Brasileiro de Sustentabilidade abre inscrições para que estudantes desenvolvam projetos sobre reciclagem. Inscrições podem ser realizadas até o dia 21 pelo site www.alphalumen.org.br.

Secretaria de Estado de Educação estabelece 22 de dezembro como fim do ano letivo de 2020.

Senac RJ e Sebrae Rio realizam palestra gratuita para fortalecer comércio do estado do Rio. Hoje (15), às 17h, pela plataforma Zoom.