Estudo analisa efeitos das aulas online durante a pandemia Divulgação
Por O Dia
Publicado 21/10/2020 05:00
Estudo da Fundação Getúlio Vargas, comandado pela equipe do economista Marcelo Neri, ao qual o Informe do Dia teve acesso, trouxe dados importantes sobre qual é o tempo total dedicado ao estudo durante a pandemia. Como varia a matrícula e a jornada escolar em casa por faixa etária? E por estrato de renda? O tempo de estudo foi mais afetado pela falta de oferta de materiais remotos ou pela falta de interesse dos estudantes? O objetivo central dessa pesquisa é municiar os gestores de políticas educacionais e os demais atores envolvidos na educação (professores, pais e alunos) respondendo a estas perguntas com informações a respeito do tempo total dedicado em casa para a escola durante a crise da Covid-19, seus determinantes próximos e a natureza dos problemas percebidos, se de oferta ou de demanda.

O documento explica que o plano do trabalho é o seguinte: "iniciamos com uma breve descrição do contexto, das bases de dados e da metodologia proposta. Depois realizamos a análise dos principais resultados abertos por grupos etários, estratos de renda e unidades geográficas, o que nos permite melhor direcionar as prescrições de políticas públicas. Ao fim, apresentamos a visão dos professores sobre o ensino remoto na pandemia, os principais elementos do debate sobre a volta às aulas e as principais conclusões do estudo". Uma das conclusões é que tanto no Rio de Janeiro como no resto do país, a mãe é a pessoa da família que acompanha de perto o desenvolvimento escolar dos filhos. "São as mulheres que mais auxiliam nas atividades educacionais dos filhos (22% versus 14% dos homens), além de lerem, jogarem e brincarem mais com as crianças (25% versus 17%, respectivamente). Por fim, são elas também que se responsabilizavam mais por levar as crianças na escola, médico ou parque (24% versus 18%, respectivamente)".
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