Publicado 13/01/2021 05:00 | Atualizado 13/01/2021 11:12
Estima-se que existam no Brasil um milhão de advogados atuando na profissão, segundo pesquisa da Selem, Bertozzi & Consultores Associados. Apesar de boa parte deles não aceitarem com naturalidade, um estudo de autoria da mestre em Psicologia Social com formação em gerenciamento do estresse pelo International Stress Management Association, Fátima Antunes, concluiu que o estado de tensão a que eles são submetidos é "gravíssimo". A primeira pesquisa realizada no Brasil pela Fátima Antunes, como apoio da OAB-RJ, ouviu 702 entrevistados e revelou o alto nível de exaustão dos que se dedicam a defender os direitos do cliente. O trabalho reuniu os dados no livro "Estresse em Advogados", editado pela Chiado Brasil e chega agora às livrarias.
DOENTES
DOENTES
Fátima Antunes garante que o estresse em advogados é uma realidade mais comum do que se pensa. "Mas nem todos conseguem assumir que estão adoecendo. A aceitação do problema ocorre somente quando a fragilidade emocional limita as atividades profissionais", destaca. O advogado Geraldo Nogueira, ex-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, reconhece a importância de se catalogar informações sobre as angústias e pressões vividas pelo advogado no dia a dia do exercício da profissão. "Agora temos um manual que guia o profissional do direito para uma trilha segura pela qual poderá escapar ou manter-se afastado dos males que a profissão pode causar", avalia Nogueira.
Melhorias nas estradas
Recursos Humanos
Fogo inimigo
Insegurança
Em 2020, foram registrados 1.556 tiroteios no entorno de unidades de saúde na região metropolitana do Rio, segundo a plataforma Fogo Cruzado. Nesses episódios, 275 morreram e outras 294 ficaram feridas.
Leia mais
Comentários