Pesquisa mostra que o Rio de Janeiro está perdendo espaçoDaniel Castelo Branco
Por Nuno Vasconcellos
Publicado 11/02/2021 05:00 | Atualizado 11/02/2021 09:56
Um estudo da Macroplan - Desafios da Gestão Municipal (DGM) 2021 - aponta que o Rio de Janeiro é a pior capital do sudeste do país. O levantamento analisou a qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas 100 maiores cidades do Brasil. As primeiras colocações da região ficaram com Vitória (1º), Belo Horizonte (2º) e São Paulo (3º).
A Segurança Pública foi a área com melhor qualificação da capital fluminense, ficando em 12ª colocação. Em Saneamento e Sustentabilidade, a cidade ocupa a 32ª posição, ganhando 8 posições em um ano. No ranking de Educação, o Rio ficou em 44ª colocação, após perder 2 posições na comparação com o ano anterior. Na Saúde, o município ocupa, atualmente, a 67ª colocação entre os analisados, tendo recuado 5 posições, em relação ao ranking do ano anterior desta área. O desafio da Cidade Maravilhosa é acelerar o ritmo dos avanços. "Outros municípios estão melhorando em um ritmo mais acelerado do que o Rio de Janeiro”, explica a economista sênior Adriana Fontes, coordenadora do DGM.

DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL

O levantamento avalia, desde 2013, a evolução dos serviços essenciais nas grandes cidades brasileiras sob a influência das prefeituras - mesmo que fornecidos por outros entes públicos ou pela iniciativa privada. Os 100 municípios analisados pela Macroplan representam metade do PIB brasileiro e concentram 39,3% da população do país. 
Publicidade
Governo Presente
Marco Regulatório das Startups
Publicidade
Animais sem maus tratos
Projeto de lei do deputado Max Lemos quer proibir o uso e comercialização de coleiras de choque em cães no estado do Rio de Janeiro. Parlamentares vão discutir o assunto hoje (11), na Assembleia Legislativa do Rio. 
Leia mais