Economista Arnaldo Lima analisou números da produção industrial.Reprodução/Twitter
Por Nuno Vasconcellos
Publicado 11/03/2021 05:00
O economista Arnaldo Lima, atualmente diretor de Estratégias Públicas do Grupo Mongeral Aegon, é um dos profissionais mais experientes do círculo econômico do país. Já foi secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, assessor especial e diretor de Assuntos Fiscais e Sociais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e diretor de Seguridade da Funpresp-EXE. Debruçado sobre os números da produção industrial fluminense colhidos pelo IBGE, Lima ressalta que apenas Pernambuco (3,7%), Rio (0,2%) e Goiás (0,1%) registraram variação positiva em 2020, momento em que a produção industrial nacional fechou com queda de 4,5%.
FUTURO INCERTO
Publicidade
Desde agosto de 2020, a produção industrial no RJ tem crescido a taxas decrescentes, enquanto, aos poucos, a produção nacional parece estar se afastando do fundo do poço atingido em julho e agosto, quando registrou queda de 5,7%. A indústria extrativa (11,1%) e alguns setores da indústria de transformação, como fabricação de produtos farmacêuticos (18,9%), equipamentos de transportes (8,9%), produtos de metal (7,1%), contribuíram para manter a produção industrial em campo positivo em 2020. E, qual foi o impacto real da pandemia neste início de 2021? Não é preciso ser gênio para chegar a conclusão que somente a vacinação permitirá ao estado retomar, ainda que lentamente, a normalidade tão valiosa para o crescimento sustentado. 
 
Publicidade
Resposta sobre o café da Rioluz
Falsificação de obras de arte
Publicidade
Educação na Câmara Municipal
O vereador Marcio Santos (PTB), eleito presidente da Comissão de Educação da Câmara carioca, tem sido criticado por não ser profissional de educação "Não sou professor, mas conheço a rede de educação por dentro, na cadeira de aluno na sala de aula. Nascido e criado na Vila Aliança, em Bangu, sou oriundo de escola pública dentro de comunidade, do movimento estudantil e fui diretor da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES)", disse. 
Leia mais