Receita Estadual terá injeção de recursos para enfrentar sonegação.Divulgação
Por Nuno Vasconcellos
Publicado 05/05/2021 05:00
No segundo semestre de 2020, os valores dos autos de infração fazendárias no Rio de Janeiro aumentaram 44% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado. Já na comparação entre 2019 e 2020, os valores totais dos autos de infração mais que dobraram, passando de R$ 125 milhões para R$ 257 milhões. Os auditores fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) terão em breve à disposição coletes com câmeras corporais e veículos mais potentes para melhorar ainda mais o serviço. A Receita Estadual, que atua diretamente na fiscalização e no combate à sonegação fiscal, sofrerá uma injeção de recursos. Primeiro virá a renovação da frota. Até o final do próximo mês, os modelos atuais serão substituídos por veículos Fiat Toro Endurance 2.0 4X4, com 170 cv. Serão, ao todo, sete veículos, que darão suporte à atuação dos servidores nas barreiras fiscais e fiscalizações em campo.

CÂMERAS DE NOVA GERAÇÃO

Até o final do ano, os auditores também receberão câmeras corporais, os chamados body cam. Serão cerca de 150 equipamentos, que visam dar mais segurança à atuação dos servidores da Sefaz-RJ, especialmente nos casos de falsa acusação e de violência. "Sabemos dos perigos que envolvem o trabalho dos Auditores Fiscais nas barreiras e a importância do combate à sonegação para o equilíbrio das contas públicas", afirma o governador Cláudio Castro. O até ontem secretário de Estado de Fazenda, Guilherme Mercês, destacou que os fiscais vão ajudar a "aumentar a arrecadação sem mexer na carga tributária é um dos grandes objetivos da Sefaz-RJ", diz Mercês, que acrescenta: "A intensificação na fiscalização por meio do programa ‘Na Mira da Receita Estadual’ tem dado resultados positivos", arrematou. 
Reforma tributária 3D
Publicidade
Prioridade: combate ao crime
Preocupação com rodovia
Publicidade
Pimenta para as mulheres 
A patrulha Maria da Penha, criada na PM do Rio, é formada apenas por policiais mulheres. A unidade recebeu a doação de 250 sprays de pimenta da Condor Tecnologias Não Letais. Ospray Defensor é o primeiro produto destinado a uso civil e nem foi ainda lançado no mercado. 
Leia mais