Publicado 16/11/2021 14:25
O escritor e produtor cultural Ecio Salles — um dos criadores da Festa Literária das Periferias, a Flup — terá o nome imortalizado na biblioteca da Fundação Planetário, na Gávea. A inauguração do espaço acontece nesta terça-feira (16), às 19h, em uma festa com sarau, DJ e comes e bebes promovida pelas secretarias municipais de Cultura e de Governo e Integração Pública.
O equipamento vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 17h, e o acervo terá autores como João do Rio, Luiz Antônio Simas e Marcus Faustini — o atual secretário de cultura da cidade.
Grande responsável por dar voz à criação literária das periferias, o artista que dá nome à biblioteca começou como produtor cultural no projeto Afroreggae, onde foi coordenador por 10 anos. Ele ganhou mais notoriedade ao criar o selo Tramas Urbanas, lançando “Poesia Revoltada” e “História e Memória de Vigário Geral”. No projeto “Universidade das Quebradas”, criado por Heloísa Buarque de Hollanda, atuou como conselheiro. Ecio foi a última pessoa a ganhar o prêmio Carolina Maria de Jesus.
Ecio Salles, ainda, foi secretário de Cultura em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Ele morreu em 2019, aos 50 anos, vítima de câncer.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.