Morar em condomínios requer respeito e cuidados com os vizinhos e com as áreas comuns - Freepik
Morar em condomínios requer respeito e cuidados com os vizinhos e com as áreas comunsFreepik
Por Cristiane Campos
Quem mora em condomínio deve ficar atento a etiqueta de convívio para ser um condômino politicamente correto. Para garantir a boa convivência com os vizinhos, vale prestar atenção em detalhes como barulho, vaga de garagem, passeio com o pet na área comum, além de infiltrações e confusão de agendas por outros espaços do ambiente, entre outros.

É sempre importante que as pessoas saibam essas regras mesmo que não estejam documentadas, por meio de convenção ou regimento interno, elas devem ser conhecidas por todos que anseiam por um bom convívio. Segundo Guilherme Barbosa, idealizador do aplicativo Grupaly, que cuida da administração de condomínios, essas recomendações mesmo que pequenas são primordiais para a ordem do ambiente. "Mesmo que não tenha sido abordada em nenhuma reunião ou assembleia, isso é uma maneira de facilitar o relacionamento com o próximo e manter a ordem com seus vizinhos", afirma Barbosa. Confira as principais dicas:
Respeito ao limite do horário de silêncio
Publicidade
Quantas vezes já existiram discussões em assembleias sobre ocorrência de sons em horários inadequados? Esta é uma regra presente em diversos condomínios. Muitos prédios estipulam o horário das 22h para que seja mantido o devido silêncio do ambiente. Pode não estar no regulamento de condomínio, mas é uma regra bastante presente no senso comum dos moradores.
Atenção com o regulamento para reformas
Publicidade
Fazer intervenções no apartamento para deixá-lo do seu jeito é muito importante para se sentir mais confortável com o ambiente que você irá passar boa parte do seu tempo, no entanto, para iniciar este trabalho, é preciso avisar as pessoas que administram o prédio e, também, profissionais de engenharia e de arquitetura para que as reformas sejam aprovadas e não danifiquem a estrutura. Para ter todos os avais, é necessário se informar sobre o tempo de reforma no local, os horários e quais os trabalhadores que estarão presentes para executar.
Cuidado com o elevador
Publicidade
O uso dos elevadores do prédio também costuma causar muitas desavenças. Muitas pessoas ao utilizar o elevador, por vezes, podem acabar segurando-os e atrasando outras pessoas em prol de benefício próprio. A atenção com os elevadores merece uso com sabedoria. Além disso, é importante que os moradores saibam diferenciar o uso do elevador social e o do elevador de serviço, pois cada um tem a sua função e elas devem ser respeitadas.
Atenção com os animais de estimação
Publicidade
Existem muitas divergências sobre a presença de animais de estimação nos apartamentos, muito por conta do barulho e pela administração das áreas comuns do local. Por isso, é importante que os donos tenham controle e ajudem na limpeza dessas áreas caso o animal faça alguma sujeira e, também, com o horário de silêncio para que não incomode outros moradores.